Preguiça para estudar? 5 dicas para aumentar a sua disciplina!

Se você quer conquistar o sucesso em um concurso público, o hábito de estudar e persistir é o que fará a diferença para a sua aprovação e, para que isso ocorra, é preciso que você aumente a disciplina de estudos. Não importa a dificuldade: quando você sabe o que quer, consegue superar qualquer obstáculo.

A boa notícia é que qualquer um pode desenvolver a disciplina. É sério! Mas, isso vai depender, exclusivamente, da sua força de vontade. Então, prepare o café e confira o texto que preparamos para você superar a preguiça, planejar seus estudos e conquistar a sua tão sonhada vaga!

Como aumentar a disciplina nos estudos?

Existem diversas medidas que podem auxiliar você a aumentar a disciplina nos estudos e obter um aprendizado mais alinhado. Conheça algumas delas.

Tenha um planejamento

A rotina é uma aliada do concurseiro. Você deve saber aonde quer chegar e o que deseja. É no planejamento que você vai organizar o seu cotidiano: trabalho, faculdade, eventos e estudo. É fundamental que saiba o que vai estudar no seu dia a dia, e quanto mais detalhado, melhor. Capriche: escreva e coloque em prática as suas metas.

E se o cansaço for maior que a vontade estudar? Olhe para o seu planejamento e pense no motivo de querer a aprovação. Como a sua vida vai mudar? Reflita sobre o seu propósito, e estude. Nem que for 30 minutos, por exemplo.

Além disso, por mais que você se organize, alguns imprevistos podem acontecer. Mantenha a calma! Você precisa estar preparado para esse tipo de situação. Então, separe um tempo de cada dia para recuperar cada hora perdida.

Mantenha o foco

Um dos segredos para aumentar a disciplina é esvaziar a mente e mantê-la concentrada no presente. Uma prática que pode ajudar muito na sua preparação é a meditação. Se você começar a meditar 10 minutos por dia, por exemplo, vai sentir diferença.

A meditação ajuda no controle da ansiedade e ainda vai aumentar a sua concentração. Exercícios físicos também não podem ficar de fora do seu planejamento. Invista em uma atividade que goste e, se a grana estiver curta, faça uma caminhada. Mexa-se!

Para não falhar com seu cronograma e atrasar seus estudos, evite aquilo que possa desconcentrar você. As redes sociais e o celular são os principais inimigos do estudante no momento de aprendizagem.

Reforce a sua motivação

Qual é o seu propósito? A motivação é o combustível para você superar o cansaço ou ficar estudando enquanto seus amigos vão para a balada. Não é “fácil” assistir à aula em um domingo à tarde, ou passar o feriado com os livros.

Mas, é isso que fará a diferença para conquistar o seu objetivo. Escreva frases motivacionais, faça um cartaz dos sonhos: pregue imagens de como será a sua vida após a aprovação.

Quando estiver cansado, olhe as figuras. Isso vai renovar as suas energias! Faça essa conexão várias vezes ao dia, viu?

A motivação é o segredo da produtividade e apenas dessa maneira é possível que você estude muito sem pestanejar e quando não encontrar o entusiasmo necessário, pare, reflita e busque entender o que está comprometendo a sua atenção.

Recompense-se

A cada meta cumprida, se dê um presente. Por exemplo, conseguiu cumprir a sua meta de estudo na semana? Aproveite para sair no sábado e descansar. Procure dar recompensas a si mesmo, pois isso vai estimular a sua produtividade.

Você pode incluir no seu planejamento atividades como cinema, teatro, passeio em família, academia, um tempo para colocar a série em dia ou bater aquele papo com os amigos.

Lembre-se de que é necessário honestidade, ok? Não se esqueça de incluir no seu planejamento um tempo para descanso. A sua mente precisa relaxar, afinal, o cansaço prejudica muito o aprendizado.

Não desista

Durante a sua preparação, é comum ter fracasso. Você pode estudar e não ir bem em uma determinada prova. Isso não é o fim do mundo, acontece! É somente uma demonstração de que você precisa melhorar. Refaça a prova e tente identificar os seus erros. Lembre-se de que é assim que saberá os seus pontos fortes e fracos.

Use esse fato como um estímulo para estudar mais e fazer uma excelente prova no próximo concurso que for participar.

Por que controlar a ansiedade é importante?

Além de traçar estratégias para aumentar a disciplina dos estudos, é preciso controlar bem o psicológico, pois os aspectos emocionais influenciam bastante na qualidade da sua capacidade de aprender, fazendo com que o estudante procrastine nos estudos.

Nesse contexto, dá para entender melhor a importância de manter sua ansiedade controlada.

Por isso, vamos mostrar algumas dicas eficazes para que você garanta bons resultados nos seus estudos.

Exclua os pensamentos negativos

Busque mudar o seu ponto de vista e comece a valorizar o lado bom da vida. Quando você nutre os pensamentos negativos, sua tensão aumenta e seu grau de estresse também.

Por isso, quando um pensamento ruim surgir na sua mente, tente compreender que aquilo não merece sua atenção, ou seja, não dê tanta importância para as coisas do passado ou fatos que ainda nem aconteceram.

Foque sempre no presente e entenda que tudo pode ser solucionado. Substitua esses pensamentos negativos por coisas boas e que lhe tragam esperança e alegria.

Faça a leitura de um conteúdo leve

Quando a crise de ansiedade vier, faça uma leitura agradável, de preferência divertida. Um bom exemplo são os gibis, que podem lhe ajudar a eliminar um pouco da aflição. Notícias curtas, que não exigem uma leitura muito complexa, também são uma ótima alternativa.

Essa prática vai ajudar devido ao fato de ela funcionar com um tipo de válvula, mudando o foco do pensamento e impedindo, dessa forma, ideias ruins e que vão trazer apreensão.

Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos é uma forte aliada no combate à ansiedade. Faça aquilo que achar melhor, caminhada, musculação, esportes, dentre outros. O que realmente importa é sair do sedentarismo e buscar ter uma vida mais saudável.

Isso é essencial pelo fato de o cérebro aumentar a produção de serotonina, que é o hormônio responsável por fornecer a sensação de prazer.

Além do mais, certas atividades conseguem relaxar a mente, o que é um grande benefício. Sem contar o bem que faz para a saúde de uma maneira em geral.

Realize uma contagem regressiva

Mesmo possuindo um dia a dia equilibrado, com uma dieta e sono saudáveis, além da prática de atividades físicas, ainda existem momentos em que uma certa angústia pode aparecer.

Contudo, não precisa entrar em pânico nessa hora. Pare por um segundo e comece a realizar uma contagem regressiva. Por mais fácil que possa ser, esse é um método muito eficaz e que vai acalmar seus sentimentos.

Você sabe por que isso funciona de verdade? Pois bem, fazer a contagem regressiva exige uma concentração e, por esse motivo, tira o foco de atenção do pensamento que originou o desespero.

Para que essa tática funcione ainda melhor, direcione seu olhar para cima ao longo da contagem, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial e a respiração, fazendo com que você se sinta mais relaxado.

Como criar um planejamento de estudos eficiente?

Para realizar um estudo que vá gerar bons resultados, o ideal é elaborar um plano de estudos bem pensando, ou seja, um recurso de organização que vai possibilitar que você mantenha o foco no decorrer do processo de aprendizagem, garantindo um melhor aproveitamento da sua busca por conhecimento.

Crie uma tarefa a cumprir

Para elaborar sua trajetória rumo à aprovação, é preciso que você saiba exatamente o que tem, o que quer e onde deseja chegar. Mesmo que você tenha isso bem delineado em sua mente, quando você coloca tudo no papel, essas coisas se tornam oficiais, gerando um maior comprometimento.

Não precisa ser uma tarefa extremamente minuciosa, tendo em vista que suas metas podem mudar ao longo do tempo, entretanto, procure criar algo bem direcionado e que resume tudo aquilo que deseja alcançar.

Defina quais são os seus objetivos

Os objetivos são as obrigações que servirão como uma orientação para que você atinja o sucesso, se mantendo sempre dentro da tarefa definida.

Para que eles sejam realizáveis e reais, entenda quais são as suas fragilidades e faça algo para revertê-las em novos pontos fortes.

Estipule quais serão suas estratégias

Observe os objetivos definidos por você e reflita em tudo que é preciso fazer para alcançar cada um deles. Após fazer essa reflexão, veja se isso é aplicável a sua rotina e, caso a resposta seja negativa, defina meios para adequar essa estratégia ao seu dia a dia.

Faça uma autoavaliação sobre o seu desenvolvimento

Criar um plano de estudos eficaz e segui-lo corretamente não é tão simples assim. Porém, caso você se esforce e desenvolva o costume de se organizar, tudo se tornará mais fácil. O importante aqui é fazer uma análise honesta sobre seus atos.

Você está satisfeito com o que está alcançando ou acha que precisa aprimorar ainda mais? Quando você tiver essa consciência saberá o que deve ser feito para obter o que deseja.

Desenvolva a autodisciplina e mantenha o seu foco na aprovação. Torne-se o seu maior aliado. Lembre-se de que você é capaz de chegar aonde deseja. Não desista, até conseguir.

Conseguiu perceber que existem diversas possibilidades para que você possa aumentar a disciplina nos estudos e conseguir realizar seus objetivos? Tudo depende de você! Por isso, mantenha o foco, a determinação, o controle da ansiedade e realize um bom planejamento. Dessa forma, com certeza sua aprovação é certa.

Quer melhorar a qualidades dos seus estudos? Então entre em contato com a gente, conheça nossos serviços, produtos e veja como podemos ajudá-lo a vencer essa caminhada.