Como estudar para concurso público sozinho?

Estudar para concurso público é um grande desafio para muitos candidatos. É necessário saber como estudar, investir em técnicas para otimizar o tempo, ter (ou tentar) ter controle emocional e encarar a jornada, que, muitas vezes, pode ser solitária. Como é a sua rotina? Que tal conferir algumas dicas, para ter um rendimento melhor?

Não se isole!

No dia a dia, talvez você terá que passar muito tempo sozinho trancado em um quarto na companhia dos livros e apostilas para concurso público. Mas, não faça isso: separe um tempo para ir à academia, ao teatro e ter contato com outras pessoas. Foco é essencial, mas você precisa ter estratégias para se socializar ou conversar com outras pessoas.

Tenha um planejamento bem definido!

O seu planejamento de estudo deve estar bem definido e alinhado ao seu objetivo. É fundamental que você saiba o que vai ler em cada dia, o quantitativo de páginas, ou seja, a sua forma de estudo. Deixe o seu cronograma em um lugar visível e de fácil acesso, para possíveis ajustes.

Conheça o seu ritmo

Qual é o seu horário de estudo mais produtivo? Pela manhã, tarde ou noite? É essencial que você saiba para poder programar o seu dia a dia em função dos seus estudos ou outros tipos de atividade. Por exemplo, se você é mais produtivo pela manhã, pode fazer atividade física à tarde. Você não sabe o seu horário mais produtivo? Nesse caso, teste todos. Lembre-se de que só você sabe o seu ritmo.

Acabe com as possíveis distrações

Ao estudar sozinho, você pode sentir vontade de acessar as redes sociais, aplicativos ou gastar seu tempo com jogos. Qual é a sua prioridade? Quer conquistar a posse? Elimine as distrações, pois isso vai ajudar você a manter a concentração. Deixe para fazer essas coisaso depois dos estudos ou no intervalo. Cuidado com desperdício de tempo. Foque no que deseja e tenha pressa para conseguir a sua classificação. O seu estudo deve ser principalmente produtivo!

Mude o ambiente!

Defina um ambiente de estudo. Lembre-se de que ele deve ter uma iluminação adequada e ser confortável, porque você passará uma boa parte do dia nele. Mas, que tal mudar o local, às vezes? Estude na biblioteca ou sala de estudo, por exemplo. Será ótimo para você mudar um pouco a sua rotina. Que tal experimentar?

 

Tenha metas

As metas são essenciais para você conseguir conquistar o seu objetivo, pois isso estimula a motivação e ajudará a manter o foco. Além disso, não se esqueça de fazer uma pausa durante os estudos. Por exemplo, estudou 50 minutos? Descanse 10.

Tenha autocontrole

Durante a sua rotina, tenha autocontrole para manter o rendimento e produtividade nos seus estudos. Tenha horários para dormir, comer, começar e terminar de estudar. Isso o ajudará a manter a disciplina e o equilíbrio durante a sua rotina.

Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos concurseiros e deixar a sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.