Concurso: preciso estudar, mas a ansiedade não deixa. Como lidar?

Você sabia que a ansiedade pode prejudicar a sua posse? A ansiedade faz você gastar uma energia que é, simplesmente, inútil. Faz você perder tempo com preocupações excessivas, medos, tensões e imaginar cenários que podem nunca vir a acontecer.

Em vez de você gastar essa energia estudando e focado no seu sonho, você gasta com preocupação, estresse ou medo. Ou seja, esse sentimento pode desencadear vários tipos de sentimento negativo e como consequência atrapalhar os seus estudos.

Que tal mudar isso? Como? Nas próximas linhas você vai descobrir. Não se preocupe!

Os sintomas da ansiedade

Os sintomas desse sentimento são clássicos:

  • Medos exagerados
  • Sensação que algo ruim vai acontecer ( você imagina que vai ficar estudando para sempre e a aprovação nunca chegará…rs)
  • Falta de controle sobre pensamentos, que impedem você de relaxar.
  • Suor excessivo
  • Procrastinação

Cada um desses sentimentos é muito relativo, e a ansiedade pode se manifestar de várias formas. Desta forma, é fundamental que você observe como esses sentimentos se manifestam na sua vida.

O que você sente ao fazer uma prova? O que impede a sua concentração? O que impede você de fazer a sua parte? Pegue uma folha e anote tudo. Seja sincera em cada palavra.

Ansiedade: como lidar?

Nem sempre a sua procrastinação estará relacionada à preguiça. O problema pode ser muito maior: pode estar ligada à falta de autoconfiança ou à insegurança, sabia?

Por isso, para lidar com ansiedade ou qualquer outro sentimento que esteja atrapalhando você, comece a se observar. Lembre-se de que você pode mudar isso. Basta querer!

Dicas para amenizar a ansiedade:

O concurso é importante para a sua vida, e deve ser encarado como um desafio, e não como bicho papão. Encare o objetivo de frente!

Não adianta ficar lamentando o passado ou se preocupando de forma excessiva. Isso não vai mudar nada! Foque a sua mente no presente. Hoje é o melhor dia para você estudar e focar no seu sonho. A meditação pode ajudar muito a você “tranquilizar” a mente.

Faça atividades físicas. Aposte em uma caminhada, corrida ou algo que goste. Aprenda a cuidar de você. Cuide da sua autoestima!

Pratique o autoconhecimento e tenha paciência consigo mesmo.

Como evitar ansiedade nos estudos?

É só começar a estudar, que as preocupações teimam em aparecer? Você tenta se concentrar, mas parece missão impossível? O que faz antes de estudar?

Tem um planejamento? Se não, elabore um. É essencial saber o que você vai estudar no dia a dia. Isso vai ajudar no controle e na produtividade dos seus estudos.

Que tal fazer um cartaz dos sonhos? Faça um quadro com todos os seus sonhos após a posse. Foque na vida que você quer ter. O que vai fazer? Comprar carro, casa ou viajar? Pregue no seu cartaz e depois deixe-o em um lugar visível. NÃO é para ficar guardado na gaveta.

Antes de estudar conecte-se com o seu sonho. Não reclame por ter que aprender uma matéria que considera chata ou difícil. Lembre-se de que aprender o conteúdo é essencial para a sua classificação, e ela pode fazer a diferença para você conquistar a sua vaga.

Não alimente pensamentos negativos, substitua-os por positivos. Veja o conteúdo “chato” como um objetivo a ser superado. Estudar para concurso é um desafio diário, e você é o seu maior concorrente. Apenas preocupe-se em fazer a sua parte e da melhor forma. Mantenha o foco na pessoa mais importante: você.

Aproveite para direcionar os seus estudos para o concurso que deseja e canalize a sua energia para a aprovação.

Se você for fazer o concurso TRT-15, não pode perder esse post!

Como você faz para lidar com a sua ansiedade? Envie o seu comentário!