Estou cansado, mas preciso estudar. O que eu faço?

Você chega em casa cansado do trabalho e precisa estudar? Sente vontade de deitar na sua cama e chutar o balde? Todo concurseiro sabe que não é fácil vencer o cansaço e se concentrar nos estudos. Adiar uma tarefa, por exemplo, pode gerar culpa, indisciplina e muita insegurança. Mas, como ser produtivo e fazer o que precisa ser feito? Confira todos os detalhes nas próximas linhas.

Evite a fadiga mental!

Que tal separar um tempo para descansar quando chegar em casa? Se você chega às 20h, por exemplo, pode começar a estudar às 21h. Separe um tempo para relaxar, tomar um banho e fazer as coisas que gosta. Enquanto estiver no seu descanso, não pense nos estudos, porque isso pode gerar muita ansiedade e preocupação.

Ao começar a estudar, concentre-se no que deve ser feito. Lembre-se de que adiar uma tarefa é uma armadilha e o seu cansaço não vai mudar, apenas o tempo vai passar e o conteúdo vai acumular. Antes de iniciar uma atividade, conecte-se com a sua aprovação: por que quer passar? Como a sua vida vai mudar? Tenha sempre na mente o porquê quer conquistar a sua vaga no serviço público. Isso supera qualquer cansaço!

Mude o lugar!

Você estuda do lado da sua cama? É uma enorme tentação! Afinal, quando você está cansado, uma das melhores coisas é dormir. Que tal mudar o lugar? Estude na cozinha, na sala ou em qualquer outro local, inclusive na biblioteca. Dessa forma, você ficará longe das tentações e poderá se concentrar no seu objetivo.

Além disso, quando estiver estudando, não perca tempo com redes sociais ou aplicativos. Saiba usar e valorizar o seu tempo. Ele é um recurso escasso e não pode ser perdido.

Comece devagar, mas comece!

Já pensou em aplicar a regra dos 20 minutos na sua rotina de estudo? Por exemplo, comece estudando apenas 20 minutos no mínimo, e depois vá aumentando aos poucos. Outra dica é: vou ler até a página 20, e depois: vou até a 30, e assim por diante. O objetivo é focar na execução da atividade e valorizar o primeiro passo: o início. Lembre-se sempre de acompanhar o seu ritmo.

O cansaço está realmente forte? Se você já deu o seu melhor e sente que não está sendo produtivo, descanse para recarregar as energias e recomeçar no próximo dia. Não fique se culpando! Pelo contrário: valorize a sua atitude de estudar e querer mudar de vida.

Cuide-se!

Como é a sua rotina? A sua agenda é cheia? Independentemente de tudo, separe um tempo para fazer atividade física. Além de relaxar e manter a forma, as atividades ajudam na memorização do conteúdo. Separe alguns dias na semana para fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade que goste. Isso fará a diferença na sua produtividade. Que tal começar?

Também é fundamental ter uma alimentação equilibrada e saudável para evitar a fadiga mental. Por isso, manter os níveis do complexo B e magnésio são essenciais. Você sabia que o magnésio atua nas células musculares e nos impulsos nervosos do cérebro? Inclua na sua dieta muita aveia, banana, ervilha, brócolis e ovo.

Gostou das dicas? Como você supera o cansaço e foca nos estudos? Conte para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.