Filmes para concurseiros: 8 dicas que vão motivar seus estudos!

Quando você estuda para concursos, existe um limite de tempo ao qual o seu cérebro respeita ao concentrar-se sem necessitar de um descanso. Estudar várias horas seguidas interfere no seu rendimento e torna seu aprendizado muito cansativo. Apesar da necessidade de focar nos estudos, as pausas são fundamentais para renovar as energias  e um método para relaxar são os filmes para concurseiros.

Além de serem uma ferramenta de lazer, os filmes exercem um papel complementar aos estudos para concursos públicos, pois transmitem mensagens de determinação e superação para aqueles que estão atrás de um objetivo. Preparamos, então, este texto com algumas dicas de filmes que vão proporcionar um momento de lazer e, ao mesmo tempo, motivá-lo. Confira!

1. Sociedade dos poetas mortos, de 1990

Trata-se de uma história ocorrida em uma escola tradicional dos Estados Unidos e conta a vida de um professor de literatura, protagonizado por Robin Williams, que tem uma estratégia inovadora de ensinar seus alunos a refletirem por conta própria.

Esse método agrada os estudantes de uma tal forma que eles são estimulados a buscar seus sonhos, mesmo quando são contrários às expectativas dos seus familiares. Esse filme serve de inspiração para a vida do concurseiro pela motivação do professor e pela lição de coragem e disciplina dos alunos, mesmo quando o caminho da aprovação é complicado.

2. Dois filhos de Francisco, de 2005

É um filme nacional que conta a história de Francisco e sua luta para transformar seus dois filhos em uma dupla sertaneja de sucesso. Apesar de tantas dificuldades, como a falta de dinheiro e estudos e, até mesmo, de alimentos, os filhos de Francisco superam todos os problemas e acabam compondo a famosa dupla ZeZé di Camargo e Luciano.

Por meio desse filme, é possível perceber que, em muitos casos, desistir parece o caminho mais fácil e, às vezes, parece ser a única solução. Porém, ele mostra que são histórias como essa que exibem a importância do apoio da família e da persistência para alcançar seus objetivos.

3. À procura da felicidade, de 2006

É a história de um pai de família chamado Chris Gardner, interpretado pelo ator Will Smith, que foi abandonado com seu filho de 5 anos pela esposa que não aguentava mais passar por dificuldades financeiras.

Com muita luta e passando por várias adversidades, Chris se esforça para manter viva a esperança de que melhores dias virão, enquanto tenta tranquilizar seu filho pequeno. A confiança que o filho coloca no pai é o combustível que dá forças para superar todas as dificuldades.

A lição que se pode tirar desse filme é que existem muitas pessoas que confiam em você e são essas energias positivas e expectativas daqueles que o amam que lhe darão força para alcançar o sucesso.

4. “Quem quer ser um milionário?”, de 2008

Nesse filme, você vai conhecer a história de Jamal Malik, um rapaz de 18 anos, indiano e que cresceu em uma favela. Jamal consegue participar de um programa de TV que leva o nome do filme e, para conseguir ganhar um prêmio de 20 milhões de rúpias, ele precisa acertar apenas mais uma pergunta.

Antes que ele consiga responder a pergunta, a polícia o prende por suspeita de trapaça no jogo. Para provar sua inocência, Jamal narra como sua vida na favela, as brigas com gangues e a sua história de amor com a jovem Latika contribuíram para obter os conhecimentos impostos pelo programa.

A obra relata bastante como é possível tirar uma lição positiva, até mesmo, das situações ruins, usando a adversidade a seu favor. Para quem está estudando para concurso, esse é um aprendizado importantíssimo.

5. Corrida para lugar nenhum, de 2010

É um documentário que fala sobre os traumas psicológicos de crianças e jovens americanos que foram oprimidos pelas suas escolas e familiares para serem bem-sucedidos. Nesse contexto, a competitividade extrema faz com que os alunos encarem consequências sérias, como depressão, estresse e desmotivação pela faculdade.

Por meio desse filme, é possível entender que, mesmo que os estudos sejam extremamente necessários, impor um limite para aproveitar a juventude é essencial. Ao viver somente sob pressão, sem momentos de lazer e descanso, o resultado pode ser bem diferente do que se espera.

No momento de preparação para uma prova, é preciso manter o foco na meta, mas também é necessário planejar-se para que essa conquista ocorra de forma tranquila e consciente.

6. Uma lição de vida, de 2010

Filme baseado em fatos que conta a história de um queniano chamado Kimani Maruge, que se matricula em uma escola primária aos 84 anos, após o governo anunciar a gratuidade do ensino básico.

A história mostra a determinação de um senhor que, para aprender a ler e a escrever, divide a sala de aula com crianças de 6 anos de idade. Esse filme é interessante para os estudantes por demonstrar que não existe limite quando há um sonho. É uma inspiração para os candidatos que se sentem decepcionados ou envergonhados por tentar de novo.

7. Apenas uma chance, de 2013

Nessa obra cinematográfica, você vai conhecer melhor a história real de Paul Potts. Um homem que sempre amou música clássica desde criança e que tinha o sonho de virar cantor profissional.

Contudo, ele sofreu bastante com o bullying na escola e a incredulidade do seu pai. Porém, aos 37 anos, as coisas mudam depois que ele vence o reality show Britain’s Got Talent, tornando-se uma estrela e realizando o seu sonho desde pequeno.

O filme mostra que o caminho para o sucesso não é simples, e que, muitas vezes, você vai passar por humilhações e dúvidas sobre a sua capacidade de conquistar, mas que, com muita força de vontade é fé, é possível vencer muita coisa.

8. Whiplash: em busca da perfeição, de 2014

Trata-se de um filme que conta a história de um jovem chamado Andrew, que deseja se tornar o melhor baterista da sua época. Com muita luta e dedicação, ele chama a atenção de um maestro e consegue entrar para a orquestra principal da maior escola de música americana.

Esse maestro é abusivo e extremamente exigente, de maneira que o sonho de Andrew se torna uma grande obsessão, ao ponto de fragilizar seu relacionamento amoroso e familiar. Você encontra, nessa obra, um ponto de vista sobre esforço e persistência e como eles podem ser determinantes na busca pelos objetivos.

A rotina de um estudante para concursos públicos é corrida e intensa, principalmente, pelo pouco tempo disponível e pela quantidade de matérias a estudar. Mas, com essas dicas de filmes para concurseiros, você vai conseguir conciliar momentos de aprendizagem e relaxamento, renovando a sua motivação e desfrutando de horas prazerosas.

Gostou das nossas dicas de filmes? Deixe seu comentário aqui e diga quais obras foram importantes para os seus estudos. Vamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.