Reta final: descubra como manter o foco nos estudos!

Edital publicado, prova marcada e coração a mil. É hora de dar o seu melhor para conquistar a sua vaga e brigar por ela – de verdade-. É o momento de você aprender a concentrar a sua energia no que realmente importa: a sua aprovação.

Neste post, preparamos as melhores dicas para você manter a concentração, a sua ansiedade no controle e sem desespero. Vamos lá?

Edital saiu: sem desespero!

Edital publicado e não adianta NADA você entrar em desespero. Você precisa estar bem para manter o foco e a qualidade nos seus estudos. O primeiro passo é ler TODO o documento com atenção e ficar atento com:

  • Data de inscrição ( não deixe para última hora)
  • Conteúdos cobrados
  • Peso de cada disciplina

Se você começou a estudar antes de o documento ser divulgado, melhor. Mas, se não, paciência e concentre-se no que você pode fazer. Priorize o seu tempo com o que realmente importa: os estudos.

É hora de planejar!

Você precisa fazer um planejamento para conciliar com a sua rotina e dar o seu melhor. Não importa se você trabalha e estuda, ou “apenas” estuda, ou precisa conciliar a rotina de estudo com trabalho e faculdade: você precisa TER e FAZER um planejamento.

Como fazer um planejamento?

  • Separe as matérias do seu cargo
  • Quais disciplinas têm um peso maior?
  • Qual o número de questões de cada disciplina
  • Qual você tem mais dificuldade?
  • Qual você tem mais facilidade?

É imprescindível que você faça está avaliação, para que possa fazer o seu planejamento. Ele deve ser focado em revisão e exercício, principalmente. A dica é fazer o maior número de questões que você conseguir.

No seu tempo disponível de estudo, distribua as disciplinas. NÃO DEIXE o seu planejamento guardado na gaveta. ELE PRECISA estar em um local visível, para que você possa estabelecer uma conexão e manter na sua memória a sua prioridade: a sua aprovação.

Aposte em técnicas de memorização!

Nesta reta final, aposte em técnicas de memorização. Isso vai otimizar a sua rotina e ajudar você a ganhar tempo.

  • Explique a matéria para você mesmo
  • Faça mnemônicos ( siglas para você lembrar do conteúdo. Exemplo: L.I.M.P.E ( Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, são os princípios expressos da Administração Pública)
  • Use flash cards
  • Crie músicas
  • Use e abuse da sua imaginação

NÃO FIQUE ESTUDANDO APENAS POR TEORIA. Isso dá sono e deixa o estudo ainda mais cansativo. Intercale com resolução de questão, escreva, ou seja, alterne os seus métodos. Se você for assistir a videoaulas, tente aumentar a velocidade do vídeo. Lembre-se de que quanto mais produtivo for o seu estudo nesta reta final, melhor.

Mas, a produtividade deve ser com qualidade. Não adianta estudar com pressa e sem assimilar os conceitos. Preocupe-se com a qualidade do seu estudo e dê o seu melhor.

Tenha horário

Estabeleça horário para estudar e organizar a sua rotina. Se você “acha” que não tem tempo para estudar, crie. Isso mesmo: crie o seu tempo. Foque na solução do problema. Tente acordar mais cedo, estudar no trajeto trabalho/casa, estudar no seu horário de almoço, ou seja, busque intervalos na sua rotina para fazer uma revisão, resolver exercício.

Aproveite bem o seu tempo e mantenha o foco no seu objetivo. O mais importante é você estudar com qualidade. A sua aprovação só depende de você e do seu esforço. Concentre-se nisso!

Não abra mão de uma boa noite de sono!

Você precisa dormir, e dormir bem. O sono é fundamental para o processo de memorização e não dormir bem pode fazer você não conseguir se lembrar dos detalhes dos conteúdos. Além disso, quando você não tem uma boa noite de sono, você fica mais indisposto, tende a ter mais ansiedade e não vai conseguir ter produtividade nos estudos.

Por isso, além de programar o seu planejamento de estudo, programe-se para ter uma boa noite de sono, também!

Invista em atividade física

Mesmo na reta final, você precisa separar tempo para fazer atividade física. O treino ajuda no processo de memorização e ainda auxilia a manter a disciplina, o foco, a concentração  e no controle de ansiedade.

A grana está curta? Então, invista na caminhada ou corrida. São atividades gratuitas e que podem ajudar no seu processo de aprovação. Você tem cachorro? Que tal levá-lo para passear? Acredite: o seu companheiro sempre estará animado para passear com você.

Descanse!

Estudar pode gerar cansaço, ansiedade, nervosismo e muita fadiga mental. Por isso, tenha um tempo para descansar e renovar as energias. Uma boa dica é separar uma parte do fim de semana para encontrar os amigos, ficar com a família e relaxar.

Aproveite para ir ao cinema, jantar ou qualquer outro programa para se divertir. Descanse sem culpa, ok?

 

Essas dicas ajudaram você? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e muito sucesso!

One Comment on “Reta final: descubra como manter o foco nos estudos!”

Comments are closed.