Vou fazer prova em outro estado. E, agora?

 

Vai encarar prova em outro estado? Neste post, preparamos as melhores dicas para você, para você se planejar e organizar. Quem está tentando conquistar uma vaga no serviço público, sabe que não fácil. Não é à toa, que concurseiros focados em TRT, TRE, TJ, entre outros tribunais, viajam o País em busca de uma vaga, e, assim, encaram a aventura pela nomeação.

Planeje-se!

Antes de viajar para outro estado, programe-se e calcule os gastos da sua viagem, para não passar nenhum aperto financeiro, sobretudo se precisar lidar com imprevistos. Os estudantes para concursos públicos já gastam ( e muito ) com víde aula, livros, apostilas e materiais. Por isso, se você for viajar, planeje-se e economize.

Neste sentido, você pode fazer uma simulação com os gastos previstos de passagem, hotel, transporte e alimentação. Organize os dados por meio de uma planilha, por exemplo.

Você já sabe o dia da sua prova? Então, compre com antecedência as passagens áreas, pois há maiores chances de conseguir uma boa promoção. Não deixe para adquirir de última hora ou na semana da sua prova. Além disso, se tiver disponibilidade de horário, prefira voos na sexta ou segunda na parte da tarde, que, geralmente, têm preços mais acessíveis.

A importância do fator psicológico!

Fazer prova em outro estado pode gerar muita tensão e pressão por parte dos seus familiares e amigos, além de outros fatores que podem influenciar na sua viagem como passar horas em um hotel, dormir em um local diferente, entre outros.

Para lidar com a ansiedade de estar em um local diferente, que tal conhecer os pontos turísticos da cidade? Aproveite a véspera da prova para passear em um parque da cidade, ou seja, relaxar e curtir a natureza. Quem sabe uma visita em um museu? Curta o passeio e descanse a mente.

Por que devo fazer as provas em um local diferente?

Porque isso aumenta – e muito – as chances da sua aprovação, sobretudo se a organizadora for mesma. Por exemplo, geralmente, os concursos do TRT são organizados pela Fundação Carlos Chagas, e quem direciona os estudos e tem a possibilidade de viajar, para outros estados, aumentam a chance de aprovação.

Como saber se tenho chances de passar?

A boa preparação é fundamental, para você passar em uma prova de concurso público. Por isso, que tal fazer uma autoanalise? Você se dedicou? Há quanto tempo estudo para a prova? Estou com um nível bom de acerto nas questões?

Não perca tempo pensando que vai jogar dinheiro fora, que tem poucas vagas, ou seja, deixe a questão emocional de lado, e raciocine: você acha que vale a pena? Então, vá fazer a prova.

Em que local devo ficar hospedado?

Geralmente, o local de prova é divulgado poucos dias antes da avaliação. Assim, que você souber a data da prova do seu concurso público, reserve o hotel, hostel, albergue, ou seja, programe a sua hospedagem. Prefira locais centrais e que tenham acesso fácil a transportes.

Não deixe para a última hora, porque as boas opções costumam se esgotar facilmente. Neste sentido, faça uma ampla pesquisa com os sites de busca, a fim de encontrar bons locais.

Você viaja muito para fazer concurso? Envie o seu comentário e não se esqueça de compartilhar essas dicas nas suas mídias sociais.

 

2 Comments on “Vou fazer prova em outro estado. E, agora?”

  1. Olá Oswaldo, como vai? 

    Coloque todas as dicas em prática e foque no seu objetivo. Tenho certeza de que conseguirá alcançar o seu sonho. 

    Beijos e estamos na torcida por você. 

    Equipe Flávia Rita

Comments are closed.