Concurso AGU: edital previsto!

Autorizado o concurso da Advocacia Geral da União (AGU) pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) e deve contemplar oportunidades para nível médio e superior. A expectativa é que o concurso da AGU ocorra ainda este ano e você não deve perder tempo e aproveitar a oportunidade, para começar a estudar antes de o edital ser publicado.

O concurso da AGU deve oferecer oportunidades para nível médio com remuneração inicial de R$ 4,1 mil e superior de R$ 6,2 mil. Há um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional que cria a carreira de apoio e prevê a criação de 03 mil cargos, sendo mil para técnico de apoio à atividade jurídica e mil para analista de apoio à atividade jurídica. Se for aprovada pelo Congresso e sancionado pelo Presidente da República, as vagas podem contemplar no concurso da AGU previsto.

Último concurso da AGU

O último concurso da AGU foi realizado em 2014 e organizado pela IDECAN e contou com 60 vagas. Os interessados foram avaliados por meio de provas objetivas com 50 questões de conhecimentos básicos e 30 de específicos. Clique aqui para acessar o edital do último concurso da AGU e começar os seus estúdios.

Atribuições dos cargos da AGU

ANALISTA TÉCNICO ADMINISTRATIVO REQUISITOS:

diploma, devidamente registrado no Ministério da Educação, de conclusão curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

ATRIBUIÇÕES: realizar atividades que envolvam a administração de pessoas, de processos, de recursos materiais e patrimoniais, de licitações e contratos, orçamento, finanças, contabilidade e auditoria; planejar, desenvolver, executar, acompanhar e avaliar planos, programas e projetos, inclusive voltados à modernização e à qualidade; realizar pesquisas e o processamento de informações; elaborar despachos, pareceres, informações, relatórios, certidões, declarações, ofícios, dentre outros; realizar trabalhos que exijam conhecimentos de informática; operar equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados na execução de suas atividades; outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade da função que venham a ser determinadas pela autoridade superior.

Português do último concurso da AGU

Foram cobrados os seguintes conteúdos de língua portuguesa no último concurso, para TODOS os cargos:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

Você pode antecipar a sua preparação com o Português Gold, que tem toda a teoria e exercícios para treinar e gabaritar. No curso, você aprenderá desde à parte básica à avançada e, além disso, vai estudar pela técnica de fichamento, em que a professora Flávia Rira resume os principais assuntos em fichas pautadas, para você memorizar e não se esquecer dos principais detalhes. Que tal assistir a uma aula GRATUITA do curso? Clique aqui e não perca tempo!

Qualquer dúvida é só entrar em contato com os nossos consultores por meio do televendas ou pelo chat do site: www.flaviarita.com

  • Ivana Mol: 31 9717 -27686
  • Solange: 31 975 206597
  • Matheus:  31 97527182
  • Izabella:  31 99 8861342

E não se esqueça de clicar aqui para fazer o download do e-book exclusivo que conta com 100 questões comentadas pela professora Flávia Rita =)!

Gostou da dica? Que tal começar a estudar para o concurso da AGU e conquistar sua vaga?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.