Concurso Público: 5 lições para você aprender na caminhada!

Estudar para concurso público é um desafio e você pode aprender várias lições durante a jornada, assim como, desenvolver habilidades, para o seu crescimento pessoal. Desta forma, antes de alcançar a aprovação, é fundamental que você tenha consciência das mudanças que precisam ser feitas, para que o objetivo seja alcançado.

Mas, o que você pode aprender estudando para uma prova de concurso público?

 Ter disciplina

Não é fácil encarar a rotina de estudo, sobretudo quando é necessário perder festas, reuniões, entre outros compromissos sociais. Por isso, é fundamental que o interessado em conquistar uma vaga no serviço público estude diariamente, a fim de manter o conhecimento na memória.

A disciplina é um hábito que deve ser conquistado, e você pode começar aos poucos: estude uma hora por dia e aumente, no seu ritmo, de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Exemplo: comece estudando 2 horas por dia em uma semana, e na outra aumente para 3. Assim, a sua mente e o seu corpo vão se acostumando com a rotina.

Desenvolver o foco

Concentração é essencial para a aprendizagem. Não adianta estudar e, ao mesmo tempo, estar preocupado com outros assuntos. Neste sentido, esteja presente durante a aula, leitura, revisão, ou seja, o conteúdo que está estudando. Mantenha o foco no “agora”!

Valorize o seu tempo de estudo, a fim de adquirir o conhecimento necessário para a sua aprovação.

A se superar!

Você quer, realmente, conquistar uma boa classificação? Então, aprenda a superar os seus medos, angustias, ansiedade, entre outros sentimentos negativos. É fundamental que você tenha autoconhecimento, para saber gerenciar e lidar com os seus sentimentos internos. Ou seja, você pode ser o seu melhor amigo ou inimigo.

Mas, para você aprender a se superar, é necessário saber o que realmente quer, para a sua vida. Quer passar? Então, estude como se a prova fosse amanhã. Lembre-se de que cada dia é um novo começo, logo faça a sua escolha.

Você tem crises de ansiedade ou muito nervosismo? Que tal investir em uma terapia? Fica muito estressado durante a rotina? Faça exercícios físicos, para relaxar e manter a saúde. Seja forte e aprenda a lidar com os obstáculos focando em soluções.

Acreditar em si mesmo

Não adianta ter bons materiais e professores, se você não acreditar na sua capacidade. Portanto, mantenha na mente pensamentos e sentimentos positivos. Estude acreditando – de forma verdadeira – que você merece a vaga.

Faça a sua parte, a fim de alcançar os melhores resultados, ou seja, dê o seu melhor, até conseguir chegar aonde realmente quer.

Não se deixar influenciar pela opinião das pessoas

Você estuda para um Tribunal Regional do Trabalho, por exemplo, e os seus amigos e familiares vivem insistindo para você estudar para área bancária, policial, entre outros concursos, que fogem do seu foco.

É essencial que você mantenha na sua mente – e no coração – o seu sonho, independente da opinião das pessoas ao seu redor. Saiba filtrar a informação que recebe: é boa? Incorpore-a-! Não é?  Deixe para lá! Simples assim. Viva o seu caminho, a sua história e seja responsável pelo seu sucesso.

Bons estudos e muito sucesso!

Antes de ir embora, confira como fazer uma redação nota 10!!!

Durante a sua trajetória, qual foi o seu maior aprendizado? Envie o seu comentário para a gente!