Edital publicado: Polícia Civil de Minas Gerais/PCMG – Área Administrativa

Edital Publicado PCMG/Fumarc

BANCA: FUMARC
INSCRIÇÃO: 07/04 a 05/05/2022
VAGAS: 165
DATA DAS PROVAS: 05/06/2022
INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS: O candidato que desejar interpor os recursos disporá de dois dias
úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente à data de publicação do objeto do recurso.

CARGO TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL

VAGAS

O presente concurso destina-se ao provimento de 114 vagas no cargo da carreira TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL no grau inicial do NÍVEL I.

O número total de vagas de TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL distribuídas por área de conhecimento é o seguinte:

IDÁrea do ConhecimentoVagas PCD
01Apoio Administrativo59
02Auxiliar de Perícia40
03Auxiliar de Dentista10
04Auxiliar de Mecânica03
05Técnico em Segurança do Trabalho02
TOTAL114

Fica reservado o percentual de 10% (dez por cento), ou seja, 11 (onze) do total de vagas oferecidas a candidatos com deficiência aprovados, distribuídas conforme quadro abaixo:

IDÁrea do ConhecimentoNúmero de vagas
01Apoio Administrativo06
02Auxiliar de Perícia04
03Auxiliar de Dentista01
04Auxiliar de Mecânica00***
05Técnico em Segurança do Trabalho00***
TOTAL11
PCD = Vagas destinadas a Candidatos com Deficiência
*** Para essas áreas de conhecimento não há reserva de vagas para candidato com deficiência para provimento imediato em razão do quantitativo de vaga oferecido.

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA:

Para o cargo de TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL, Nível I, exige-se formação no Ensino Médio, ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio, conforme especificado por área do conhecimento:

IDÁrea do ConhecimentoFORMAÇÃO EXIGIDA
01Apoio AdministrativoEnsino Médio ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
02Auxiliar de PeríciaEnsino Médio ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
03Auxiliar de DentistaEducação Profissional Técnica de Nível Médio na área específica, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
04Auxiliar de MecânicaEducação Profissional Técnica de Nível Médio na área específica, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
05Técnico em Segurança do TrabalhoEducação Profissional Técnica de Nível Médio na área específica, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O cargo de TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL é de natureza administrativa, e não compreende o exercício da atividade policial civil de apuração das infrações penais e exercício da função de Polícia Judiciária.

Remuneração: O vencimento básico inicial para o cargo da carreira de TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL, Nível I, Grau A, corresponde R$1.729,10.

Jornada de trabalho: 40 horas semanais.

VALOR de inscrição: R$ 65,00.

CONHEÇA AS 05 DICAS PARA DOMINAR E GABARITAR A BANCA FUMARC!

DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS – OBJETIVAS

As Provas de Conhecimentos Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em Belo
Horizonte, e terá duração mínima de 2h e máxima de 4h, devendo ser aplicada na data provável de 05 de
junho de 2022
, no turno da tarde.

A Prova de Conhecimentos Objetiva para a carreira de TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL constará de 60 questões de múltipla-escolha, cada uma com 04 opções, existindo apenas uma opção correta, que serão assim divididas por matérias:

a) 20 questões de Língua Portuguesa;

b) 10 questões de Direitos Humanos;

c) 10 questões de Legislação Específica — Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais (Lei Estadual 5.406, de 16 de dezembro de 1969 e Lei Complementar 129 de 08 de novembro de 2013, e suas respectivas alterações);

d) 10 questões de Noções de Informática;

e) 10 questões do Conteúdo Específico da área:

I – Apoio Administrativo;

II – Auxiliar de Perícia;

III – Auxiliar de Dentista;

IV – Auxiliar de Mecânica;

V – Técnico em Segurança do Trabalho.

Cada questão das Provas de Conhecimentos Objetivas valerá 1 ponto. Será considerado aprovado o
candidato que obtiver índice igual ou superior a 50% do total das respostas.

As provas, testes, avaliações e exames atinentes a este Concurso serão realizados em Belo Horizonte.

Quer iniciar a sua preparação em Língua Portuguesa e não sabe por onde começar? Assista ao vídeo abaixo e conheça a metodologia da Professora Flávia Rita e fique mais perto do sonho de se tornar servidor:

CARGO ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL

VAGAS

O presente concurso destina-se ao provimento de 51 vagas no cargo da carreira ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL distribuídas por área de conhecimento é o seguinte:

IDÁrea do ConhecimentoNúmero de Vagas
01Apoio à Gestão10
02Apoio a Infraestrutura05
03Comunicação e Informação03
04Medicina – Clínica Médica03
05Medicina – Dermatologia01
06Medicina – Ginecologia01
07Medicina – Psiquiatria02
08Medicina – Medicina do Trabalho01
09Pedagogia03
10Psicologia06
11Serviço Social06
12Tecnologia da Informação10
TOTAL51

Fica reservado o percentual de 10%, ou seja, 05 do total de vagas oferecidas a candidatos com deficiência aprovados, distribuídas conforme quadro abaixo:

IDÁrea do ConhecimentoVagas PCD
01Apoio à Gestão01
02Apoio a Infraestrutura01
03Comunicação e Informação00***
04Medicina – Clínica Médica00***
05Medicina – Dermatologia00***
06Medicina – Ginecologia00***
07Medicina – Psiquiatria00***
08Medicina – Medicina do Trabalho00***
09Pedagogia00***
10Psicologia01
11Serviço Social01
12Tecnologia da Informação01
TOTAL05
PCD = Vagas destinadas a Candidatos com Deficiência
*** Para essas áreas de conhecimento não há reserva de vagas para candidato com deficiência para provimento imediato em razão do quantitativo de vaga oferecido.

ESCOLARIDADE MÍNIMA EXIGIDA:

Para o cargo de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL, Nível I, nível superior, formação em educação superior que compreende, curso ou programa de graduação e para o cargo de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL, NÍVEL III, nível superior, formação em educação superior que compreende curso ou programa de graduação, conforme especificado por área do conhecimento:

IDÁrea do ConhecimentoFORMAÇÃO EXIGIDA
01Apoio à GestãoDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, nas áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito e Economia, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
02Apoio a InfraestruturaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Agrimensura, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
03Comunicação e InformaçãoDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, nas áreas de Comunicação Audiovisual e Multimídia, Comunicação e Marketing, Comunicação Social, Gestão da Informação, Design Digital, Design Gráfico, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
04Medicina – Clínica MédicaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, acumulado com Especialização Lato Sensu ou Residência Médica em Clínica Médica, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
05Medicina – DermatologiaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, acumulado com Especialização Lato Sensu ou Residência Médica em Dermatologia, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
06Medicina – GinecologiaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, acumulado com Especialização Lato Sensu ou Residência Médica em Ginecologia, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
07Medicina – PsiquiatriaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, acumulado com Especialização Lato Sensu ou Residência Médica em Psiquiatria, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
08Medicina – Medicina do TrabalhoDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, acumulado com Especialização Lato Sensu ou Residência Médica em Medicina do Trabalho, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
09PedagogiaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, em Pedagogia, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
10PsicologiaDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, em Psicologia, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
11Serviço SocialDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, em Serviço Social, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
12Tecnologia da InformaçãoDiploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, nas áreas de Análise de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Informação, Engenharia de Sistemas, Engenharia de Software, Engenharia em Sistemas Digitais, Processamento de dados, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

ENTENDA O PERFIL DA BANCA FUMARC E TREINE QUESTÕES COMENTADAS!

O cargo de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL é de natureza administrativa, e não compreende o exercício da
atividade policial civil de apuração das infrações penais e exercício da função de Polícia Judiciária.

Jornada de trabalho: 40 horas semanais.

Os servidores que ingressarem em cargo da carreira de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL e forem designados para o desempenho das funções de MÉDICO, em exercício na PCMG, terão carga horária semanal de trabalho de 24 horas.

Na hipótese de dispensa das funções de Médico os servidores de que trata o item 1.12.1 passarão a cumprir carga horária semanal de trabalho de 40 horas.

Remuneração: O vencimento básico inicial para o cargo da carreira de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL, Nível I, Grau A, corresponde R$3.143,83.

VALOR de inscrição: R$ 85,00.

DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS – OBJETIVAS

As Provas de Conhecimentos Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em Belo Horizonte, e terá duração mínima de 2h e máxima de 4h, devendo ser aplicada na data provável de 05 de junho de 2022, no turno da manhã.

As Provas de Conhecimentos Objetivas para a carreira de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL constará de 60 questões de múltipla-escolha, cada uma com 04 opções, existindo apenas uma opção correta, que serão assim divididas por matérias:

a) 10 questões de Língua Portuguesa;

b) 10 questões de Direitos Humanos;

c) 10 questões de Legislação Específica – Lei Orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais (Lei Estadual 5.406, de 16 de dezembro de 1969 e Lei Complementar 129 de 08 de novembro de 2013, e suas respectivas alterações)

d) 10 (dez) questões de Noções Básicas de Segurança Pública e Criminologia;

e) 10 (dez) questões de Noções de Informática;

f) 10 (dez) questões do Conteúdo Específico da área:

I – Apoio à Gestão;

II – Apoio à Infraestrutura;

III – Comunicação e Informação;

IV – Medicina;

V – Pedagogia;

VI – Psicologia;

VII – Serviço Social;

VIII – Tecnologia da Informação

Cada questão das Provas de Conhecimentos Objetivas valerá 1 ponto. Será considerado aprovado o candidato que obtiver índice igual ou superior a 50% do total das respostas.

As provas, testes, avaliações e exames atinentes a este Concurso serão realizados em Belo Horizonte.

O QUE É COBRADO EM LÍNGUA PORTUGUESA?
  • 1.1 Interpretação e compreensão de textos
    • 1.1.1 Identificação de tipos textuais: narrativo, descritivo e dissertativo. 1.1.2 Critérios de textualidade: coerência e coesão.
    • 1.1.3 Recursos de construção textual: fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos.
    • 1.1.4 Gêneros textuais da Redação Oficial.
      • 1.1.4.1 Princípios gerais.
      • 1.1.4.2 Uso dos pronomes de tratamento.
      • 1.1.4.3 Estrutura interna dos gêneros: ofício, memorando, requerimento, relatório, parecer.
  • 1.2 Conhecimentos linguísticos
    • 1.2.1 Conhecimentos gramaticais conforme padrão formal da língua.
    • 1.2.2 Princípios gerais de leitura e produção de texto. Intertextualidade. Tipos de discurso. Vozes discursivas: citação, paródia, alusão, paráfrase, epígrafe.
    • 1.2.3 Semântica: construção de sentido; sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia; denotação e conotação; figuras de linguagem.
    • 1.2.4 Pontuação e efeitos de sentido.
    • 1.2.5 Sintaxe: oração, período, termos das orações; articulação das orações: coordenação e subordinação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal.

Chegou até aqui? Que tal conhecer o conteúdo de Dicas de Português do nosso parceiro Blog da Flávia Rita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.