Adivinha quem é o principal responsável pela sua aprovação? É você! Ninguém pode fazer a sua parte ou percorrer o seu caminho, sabe? A decisão de estudar para concurso público foi sua. No trajeto, você poderá encontrar vários aliados, mas quem vai ter de lutar para conquistar o objetivo é você. Está pronto, para isso?
Concurso público: pague o preço!
Tem candidato que quer passar, mas tem preguiça de estudar. É o seu caso? É hora de mudar. Com a concorrência cada vez mais alta, é necessário estudar, e estudar muito. Pagar o preço de verdade, sabe?
O que é pagar o preço? É parar de fazer corpo mole e deixar as desculpas de lado. É saber o que quer de verdade, e lutar para isso. É fazer por merecer a sua vaga e o seu nome no Diário Oficial da União (DOU). Isso é pagar o preço!
Mude o que preciso!
Não espere um dia X para mudar. A hora é agora! Independente do seu concurso público ter sido ou não autorizado, edital ou não publicado, ou seja, NÃO – em caixa alta mesmo – importam as circunstâncias, mude o que for preciso para manter o foco no seu sonho.
Faça uma lista de várias atitudes que precisam ser mudadas: procrastinação, preguiça, falta de atenção, entre outras. Ao lado coloque o deve ser feito. Por exemplo? Preguiça —> preciso estudar para passar no concurso XXX … foque na ação.
Pare de se preocupar!
Não gaste tempo e energia com preocupação. Não vai adiantar em nada! O tempo que você gasta se preocupando com quantidade de vaga, disciplina, dificuldade em conteúdo, entre outros, é o tempo que você estuda.
Qual concurso você quer? Concentre-se em usar a sua força e energia para passar. Troque preocupação por ação: faça um planejamento, estabeleça metas e aja. Você pode passar em qualquer certame. Não duvide de sua capacidade. A sua mente pode ser a sua maior aliada.
O mundo não vai mudar!
O mundo não vai mudar porque você resolveu estudar para concurso público. Não espere que as pessoas a sua volta mudem, a responsabilidade da aprovação é sua, e a mudança também. Nem sempre o seu amigo ou familiar vai apoiar a sua decisão, e você não deve ficar dependente do apoio do outro.
Você deve ser o seu melhor apoio e aliado nessa jornada. Saiba aonde quer chegar daqui há um, cinco ou dez anos. Você sabe? Confie no seu potencial e siga. Não será fácil, mas valerá a pena.
Cuide do seu tempo!
O tempo é o recurso mais valioso que você tem. Se você perde dinheiro, por exemplo, pode recuperá-lo, mas tempo não. No seu tempo disponível de estudo, aproveite cada minuto para fazer uma revisão, um exercício e focar no seu objetivo.
Não perca energia se comparando com outras pessoas. Cada um tem o seu próprio caminho e história. Concentre em apenas fazer a sua parte e da melhor forma possível, e você vai colher o resultado que tanto almeja. Vamos lá? Faça por merecer a SUA vaga!
Qual a sua maior dificuldade nos estudos: ansiedade, preocupação, falta de foco? Envie o seu comentário para a gente!