Como passar em concurso público? Geralmente, os candidatos elaboram planejamento, organizam a rotina, separam os livros, apostilas e investem em cursos, para começar a maratona. Mas, com o tempo, é comum surgir ansiedade, dúvidas sobre a escolha, medo e muita tensão, devido às cobranças externas e internas da própria pessoa.
Desta forma, a preparação não deve ser apenas em separar as melhores apostilas para concurso público, mas, também, cuidar do lado emocional. Você sabia que a meditação pode ajudar você a estudar para concurso? Praticando poucos minutos por dia, pode trazer muitos benefícios para a sua preparação. Vamos descobrir?
Meditação e os benefícios para quem deseja estudar para concurso!
É só começar a estudar para concurso, que a sua mente fica agitada? Você tem muita dificuldade para se concentrar e manter e o foco? Nem sempre é fácil se “desligar” dos problemas e dirigir a nossa atenção para o conteúdo.
A meditação busca “acalmar” a mente e voltar a sua atenção para o momento presente. Desta forma, vai te ajudar a controlar aqueles pensamentos ruins que teimam em aparecer e faz você duvidar da sua própria capacidade.
Entre os principais benefícios da meditação, destacam-se:
- Aumento de energia
- Redução do estresse
- Desenvolvimento do controle mental
- Aumento do fluxo sanguíneo e diminuição da frequência cardíaca
- Aumenta a sensação de paz, calma e equilíbrio interior
Além disso, por meio da técnica você vai aprender a se concentrar melhor, o que aumentará a sua capacidade de raciocínio e retenção do conteúdo, e como consequência vai aprender a estudar para concurso público com mais eficiência.
Como meditar?
Agora que você já ficou por dentro de como a meditação pode ajudar você, que tal aprender a meditar? Existem várias técnicas e vou explicar uma muito simples, para quem deseja começar. Lembre-se de que você terá que se dedicar e com o tempo perceberá como a meditação vai mudar a sua vida.
Para começar, tente praticar, pelo menos, 10 minutos por dia. Por exemplo, 5 minutos ao acordar e antes de dormir. Vamos lá?
- Sente-se com a coluna reta e as pernas cruzadas.
- Feche os olhos e concentre-se na sua respiração: o ar que entra e sai dos seus pulmões
- Você pode também se concentrar nas batidas do seu coração ou na pulsação. Se quiser, pode colocar uma música calma, para escutar e estimular a sua concentração. Está é uma das principais técnicas usada no budismo japonês.
Que tal começar a usar a meditação para te ajudar a estudar para concurso público?
Agora, é com você!
Comece a meditação aos poucos e depois vá aumentando de forma progressiva. Por exemplo, inicie com 5 minutos e depois aumente para 10. Parece pouco, mas os resultados serão imediatos e você vai descobrir como a técnica vai melhorar a sua concentração e o seu foco de estudo para concurso.
No início, a sua mente vai “demorar” a se acalmar e vai ficar agitada. Quando isso acontecer, pare e deixe o pensamento ir, e volte a sua atenção para o presente. Não se cobre muito! Isso faz parte do processo, não se preocupe.
A meditação deve ser feita em um ambiente tranquilo e longe de ruídos. Escolha um local confortável e que se sinta bem.
Viu, como a meditação pode te ajudar a estudar para concurso público? Que tal começar a colocar em prática, todas as dicas? Depois, conte para a gente como foi nos comentários!