Como acabar com a procrastinação?

Você sabe que precisa estudar análise sintática, mas deixa para outro dia? Ao chegar em casa prefere arrumar desculpas a abrir o livro? Você quer estudar, mas parece que sempre acontece algo que te impede? A procrastinação, ou seja, o ato de deixar uma tarefa para depois, vai atrapalhar o seu sonho de conquistar um cargo público. Que tal vencê-la?

Procrastinação: uma inimiga!

Quanto mais você adia, mais as matérias acumulam, e como consequência aumenta a falta de foco, a ansiedade, a culpa e o estresse. Já parou para pensar nisso? Como seria a sua vida, se você pudesse dominar a procrastinação e direcionar a sua energia para os estudos?

Para isso, dois ingredientes são fundamentais: organização e disciplina.  É necessário que você saiba aproveitar o tempo disponível de estudo que tem com seriedade e muito comprometimento. Por exemplo, você marcou de estudar às 15h? Comece! Não adie ou crie motivos para não cumprir a atividade.

De acordo com o psicólogo Piers Steel, da Universidade de Calgary, no Canadá, a pessoa que procrastina quer fazer a atividade, mas algo a impede, e assim, tende a ter sentimentos como culpa, tensão, entre outros. Desta forma, a procrastinação pode estar associada a falta de confiança, a distração e achar a atividade chata.

Por isso, é fundamental que você tenha comprometimento e dê o primeiro passo para superar a procrastinação. Ao começar a estudar e adquirir os conhecimentos, você terá confiança no conteúdo.

Além disso, foque no processo e não no resultado. Ou seja, tenha curiosidade para aprender e entender o conteúdo. Não estude por estudar, crie conexão e paixão com o conhecimento. Você acha chato estudar? O edital não vai mudar porque você não gosta da disciplina.

A escolha é sua!

Antes de começar a estudar, pense o porquê quer alcançar o seu objetivo. Como a sua vida vai mudar? Conecte-se com as coisas boas e preste sempre atenção em seus sentimentos. Não adianta tentar aprender um conteúdo com raiva, por exemplo.

Desligue-se das redes sociais, aplicativos e outros itens que podem tirar o foco do seu objetivo. Conseguiu cumprir o cronograma? Então, que tal uma recompensa? Um chocolate? Um descanso? Um filme? Você merece!

Outra dica é você se envolver com pessoas que te cobram de maneira positiva, ou seja, te estimulam. Porém, seja seletivo e cauteloso ao escolhê-las, ok? A ideia é te incentivar a estudar e não permitir que você fique parado.  

Lembre-se de que estudar ou não é questão de escolha. Se você quer mudar, é necessário ter coragem para dar o primeiro passo e criar novos hábitos, para transformar-se na pessoa que deseja ser. Desta forma, você tem a opção de fazer a diferença e só depende da sua força de vontade.

Que tal se comprometer com os seus sonhos e objetivos? Com disciplina, foco e planejamento você vai conseguir. Logo, troque as suas preocupações por ações, assuma a responsabilidade pela sua vida e pague o preço para atingir os seus objetivos.

Bons estudos e muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.