Como superar o cansaço e estudar

Dicas de estudoVocê trabalhou o dia todo, e só quer dormir? Não tem mais vontade de estudar, porque prefere descansar a fazer uma revisão? Você está cansado, desanimado e não sente mais vontade de lutar pelo seu objetivo?

Não é fácil manter a rotina de estudo, que é influenciada por vários fatores como pressão, preguiça, fadiga e cansaço, principalmente. Mas, saiba que você não está sozinho, e que é “normal” a vontade de querer jogar tudo para o alto e desistir, sobretudo quando não é aprovado na prova ou está estudando há muito tempo e não conseguiu alcançar o seu objetivo final. Entretanto, a vontade de fazer as coisas acontecerem e superar o desafio, só depende de uma pessoa: você.

Mas, como superar o cansaço?

Além do cansaço físico, o seu cérebro cansa. Por exemplo, ansiedade, culpa, medo, entre outros sentimentos desgastam o seu corpo, pois demandam uma enorme química para manter a mente ativada. Além disso, preocupações excessivas geram energias desnecessárias e como consequência podem provocar a fadiga mental.

Por isso, procure se conhecer e controlar os seus sentimentos, para que a sua energia possa ser usada com sabedoria. Uma boa dica é fazer meditação, que melhora a concentração, a respiração, e a vida como um todo. Desta forma, fica mais fácil lidar com os desafios diários.

A alimentação também influencia na sua produtividade, e manter um equilíbrio é fundamental para o seu bem-estar e saúde, sobretudo para evitar a fadiga mental. As vitaminas B1, B2 e B3 estão associadas com alteração da glicose, fornecendo energia, e o magnésio estimula e age nos impulsos nervosos na região cerebral. Portanto, não deixe de incluir na sua dieta ovos, aveia, banana, arroz integral e feijão.

Você sabia que a atividade física estimula a sua mente? Uma simples caminhada pode mudar a sua rotina de estudo e a sua vida. Portanto, que tal separar um tempo para academia, corrida ou qualquer outra modalidade que goste? Os exercícios deixam o nosso cérebro em alerta e ativo.

O cansaço também é influenciado pelo seu ambiente de estudo. Locais organizados, tranquilos e aconchegantes facilitam o aprendizado. Portanto, deixe a sua mesa arrumada com os materiais que vai precisar, limpe antes de começar e não se esqueça de ficar atento à iluminação.

No seu dia a dia, separe um tempo para você. Aproveite para se cuidar, se divertir e fazer o que gosta. Não abra mão dos seus amigos e da sua família, mas saiba conciliar com os seus estudos. Portanto, faça um bom planejamento, que inclua as disciplinas da sua prova, mas, também, o lazer. Lembre-se de que a vida passa muito rápido e as pessoas, também.

Tenha sempre em mente o que você quer, o porquê e, principalmente, força de vontade para recomeçar, se for necessário. Se estiver cansado, descanse sem culpa e recomece o seu estudo no outro dia. Persista no seu ritmo, sem comparação com os outros, apenas fazendo a sua parte. O resultado disso tudo? O seu sonho. Planeje, execute e concretize.

Bons estudos,

Babi – Equipe Flávia Rita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.