É muito conteúdo em pouco tempo? Situações comuns na vida do concurseiro: o edital foi publicado e há muita matéria para ser estudada até o dia da prova, ou, pelo contrário, o documento não foi divulgado e a lista de conteúdo parece interminável. Você já passou, por isso?
Será que vou conseguir estudar todo o conteúdo? Será que é melhor chutar o balde? Como estudar tudo? E as revisões, como vou fazer? Será que preciso treinar mais exercícios? O excesso de matéria pode gerar desgaste, ansiedade, medo, indisciplina, nervosismo e como consequência uma perda desnecessária de energia. Mas, como lidar com isso?
Não entre em pânico!
Não adianta NADA entrar em desespero, porque a matéria não vai mudar. Neste caso, você precisa organizar a sua rotina em função do seu objetivo e dar o seu melhor. Ou seja, viva cada dia de uma vez, apenas, fazendo a sua parte e superando os seus medos e bloqueios.
Você sabia que preocupações excessivas gastam muita energia? O cansaço mental pode ser muito pior que o físico, por isso, tenha cuidado com os seus pensamentos e emoções. Gaste a sua energia estudando e aproveitando o tempo disponível.
Planejamento e organização!
Tente estudar os principais pontos do edital, ou seja, àqueles que você sabe que deve cair na sua prova. Estabeleça no seu planejamento revisão e treino por meio de questão, sobretudo dos assuntos que são recorrentes. Organize o seu cronograma e foque no seu sonho.
Não se faça de vítima!
Você é o responsável pela sua aprovação e pelo seu sucesso. Não adianta culpar os amigos, familiares, sociedade, ou seja, assuma o compromisso com a sua posse. Não reclame que tem muito conteúdo, pelo contrário, desperte a força de vontade que existe em você, e estude com curiosidade, queira aprender e entender todo o conteúdo.
Lembre-se de que o edital não mudará, porque você não gostou dele. Que tal se desafiar? Procure superar os seus limites a cada dia, tenha orgulho da história que está construindo e seja o seu próprio líder.
Gaste a sua energia no presente
Não perca tempo pensando no futuro ou vivendo no passado, concentre-se no presente e faça a sua parte. Foque nas suas metas e nos seus objetivos, para você dar o seu melhor. Gaste a sua energia no dia de hoje, a fim de construir o conhecimento e a base para o seu sucesso.
Para controlar a sua ansiedade ou nervosismo, que tal uma caminhada para relaxar? Inclua atividade física no seu planejamento e tenha uma alimentação equilibrada. Cuide do seu equilíbrio e bem-estar.
Medo da prova!
Encare a prova com determinação. A forma como você se vê, faz toda a diferença. A prova, apenas, mostrará o que você sabe ou não. Desta forma, aproveite a oportunidade para conhecer os seus pontos fortes e fracos, a fim de saná-los.
Desafie-se a cada dia, dê o seu melhor e faça a sua parte. Lembre-se de que a sua nomeação, pode estar na próxima prova. Então, adiante!
Bons estudos e muito sucesso
Babi – Equipe Flávia Rita