Vai estudar? Confira as melhores técnicas!

Estudar para concurso público exige determinação, força de vontade e foco. Mas, reter o aprendizado, não é uma das tarefas mais simples, por isso, existem técnicas que podem acelerar – e muito – este procedimento. Todo candidato tem os seus pontos fortes e fracos, e descobrí-los é essencial para garrantir a sua aprovação no concurso que almeja. Que tal ficar por dentro das melhores técnicas?

Resolva questões

Resolver exercícios da organizadora do concurso é fundamental não apenas para memorização, mas, também, para conhecer o estilo de cobrança e as possíveis pegadinhas, uma vez que os exercícios são recorrentes. Além de familiarizar com o assunto, ao resolver exercício você consegue identificar o que você domina no conteúdo ou o quê precisa aprender. Não existe um limite, por isso, procure resolver a máxima quantidade de exercício que conseguir, priorizando a qualidade, não a quantide. 

 Prepare uma aula 

Acabou de estudar? Que tal preparar uma aula gravada, por exemplo. Além de memorizar o conteúdo, você consegue fixar os pequenos detalhes e fazer uma síntese de tudo o que foi estudado.Você pode aproveitar para ouvir a sua gravação no carro durante o trânsito, na academia, entre outros lugares. 

Resumos

Acabou de ler a teoria? Que tal fazer um resumo do que aprendeu? O ideal é que ele seja feito a mão. Você pode fazer por meio de um mapa mental, fichas ou caderno. Use a sua imaginação e criatividade para escrever o conteúdo e depois carregá-lo com você. Precisa decorar prazos recursais, por exemplo? Faça uma ficha com os principais! 

Associações

Criar conexões entre as palavras e conceitos é uma excelente ferramenta para você lembrar do que estudou. Você pode investir em relações sonoras, por semelhanças ou abreviaturas. Por exemplo, existem 5 princípios que são explícitos na Constituição Federal: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Como lembrar de todos? Pela sigla L.I.M.P.E. 

Atividades Físicas

Existem vários estudos que comprovam a importância dos treinos para o estudo, porque eles aumentam a capacidade de concentração e memorização. Logo, para tornar a rotina produtiva invista em uma caminhada ou corrida, por exemplo. Você sentirá a diferença. 

 

10 Comments on “Vai estudar? Confira as melhores técnicas!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.