Concurso Público: 5 dicas para você dominar a sua ansiedade!

Saber como dominar a ansiedade é mais um dos elementos fundamentais para quem deseja a aprovação em um concurso público. Isso porque a falta de domínio sobre as próprias emoções pode impedir o indivíduo de realizar o seu grande sonho.

Você se identifica com esse problema? Sabe que esse sentimento pode atrapalhar o seu desempenho e impedir que você dê o seu melhor para conquistar o seu objetivo?

Felizmente, existem ferramentas para driblar essa inquietação. O melhor de tudo é que muitas delas estão presentes em nosso dia a dia, assim, podem e devem fazer parte da rotina de um concurseiro. Então, quer conquistar a sua vaga no serviço público? Acompanhe o nosso post!

O que é a ansiedade?

Quem sofre de ansiedade está em constante estado de alerta. Determinadas situações decisivas em nossas vidas, como a prova de um concurso público, podem desencadear essa sensação ou até mesmo uma crise.

Na realidade, essa é uma emoção natural de todo ser humano, faz parte da nossa vida e do nosso comportamento. Entretanto ela é mais marcante em uns do que em outros e, quando está presente em excesso, pode se transformar em um distúrbio com sintomas físicos e psicológicos. Conheça alguns deles!

Sintomas físicos da ansiedade:

  • batimentos cardíacos acelerados;
  • dor ou aperto no peito;
  • dificuldades para respirar;
  • ausência ou aumento da fome;
  • suor excessivo;
  • dor de cabeça;
  • dor de barriga;
  • tremores;
  • boca seca;
  • náuseas.

Sintomas psicológicos da ansiedade:

  • preocupação exagerada e que não condiz com a realidade;
  • insônia;
  • falta de concentração;
  • medo;
  • irritabilidade;
  • agitação.

Perceba que os sintomas físicos e psicológicos afetam não somente o candidato na hora da prova, mas em outras situações na vida pessoal e profissional.

Por isso, reconhecer o problema e estudar métodos eficientes para descobrir como dominar a ansiedade é de extrema importância para ter uma vida tranquila e, nos concursos públicos, esse domínio é fundamental para alcançar um bom desempenho nos estudos e nas provas.

Como dominar a ansiedade?

Vamos ao que interessa? Veja as 5 dicas valiosas que preparamos para que você domine a ansiedade, desenvolva a concentração e faça uma boa prova no próximo concurso!

1. Cuide da sua alimentação

Como está a sua dieta? Você tem o hábito de comer bem e escolhe alimentos leves e saudáveis? Sabia que existem alimentos que atuam combatendo o estresse e angústia?

Cuidar da alimentação é o primeiro passo fundamental para começar a implementar as técnicas de como dominar a ansiedade no cotidiano, e faz uma diferença bastante positiva para o seu rendimento!

Por exemplo, existem alimentos que são excessivamente gordurosos e podem desacelerar o seu metabolismo e aumentar esse sentimento de impaciência. Por isso, faça da alimentação leve e de qualidade um hábito e procure mantê-lo.

2. Seja gentil consigo mesmo

Cuidado com a culpa e não se deixe dominar por ela. É fundamental que você procure desenvolver a paciência e entenda que cada coisa tem o seu tempo. Quanto mais qualidade tiver os seus estudos, melhor será para o seu desempenho e aprovação.

Não se cobre de forma excessiva e cuide do seu bem-estar físico e mental. Reconheça os seus esforços, comemore cada página lida e cada exercício feito, e busque aprender com os seus erros, pois cada um traz uma lição.

O seu equilíbrio emocional está aliado a vários fatores, por isso, seja gentil consigo mesmo.

3. Procure manter a organização

A organização ajuda no controle da ansiedade. Que tal planejar o seu dia? Comece esquematizando a sua rotina.

Estabeleça horários para o estudo e o trabalho e determine metas que sejam compatíveis com o seu dia. Lembre-se de que você pode trocar as preocupações por ações. Para ter resultados, comece a agir!

4. Faça uma atividade física

É preciso encontrar um tempo dentro da sua rotina para fazer uma atividade física. Isso vai ajudar a manter a mente saudável, a aumentar a capacidade de concentração e a combater o nervosismo, o estresse, a ansiedade e até mesmo a acabar com a preguiça!

Uma caminhada ou uma corrida no parque pode mudar o seu dia. E o melhor: é grátis. Se puder, aposte em outros exercícios, como andar de bicicleta ou praticar natação, que auxiliam no condicionamento físico e na disciplina.

Dentro dessa perspectiva de ordem e determinação, o boxe também é um importante aliado no combate dos sintomas.

A prática exige concentração, desenvolve a capacidade de raciocinar com rapidez e manter o foco, além de ser ótima para descarregar as energias pesadas que possam tomar conta do nosso corpo durante a fase de preparação para as provas.

5. Esteja cercado de pessoas positivas

Mantenha ao seu lado pessoas positivas, que tenham boas energias e ajudem você a crescer. Deixe de lado quem é negativo, pessimista e acha que tudo vai dar errado.

Para conquistar o seu sonho, você precisa acreditar em si mesmo. Cerque-se de pessoas que o estimulem a ver e a ser a sua melhor versão.

Como ensinar o cérebro a lidar melhor com a ansiedade?

Agora que você aprendeu as melhores dicas sobre como dominar a ansiedade, que tal ensinar o cérebro a lidar melhor com esse mal e levar esse hábito para a sua vida?

Certamente, aprender a manter o controle sobre a nossa mente não ajuda somente na hora da prova, mas em todos os aspectos da nossa vida. Aprenda agora mesmo como você pode treinar o seu corpo para controlar a ansiedade:

Monitore os pensamentos

Os pensamentos negativos não pedem licença para entrar e quem sofre de ansiedade acredita que algo de muito ruim está prestes a acontecer, mesmo que não tenha nenhuma evidência apontando para isso.

O medo do mal e do futuro incerto exige que a pessoa ansiosa monitore seus pensamentos, para não mergulhar nessa preocupação excessiva e ter a sua rotina prejudicada.

Se você frequenta as redes sociais, já deve ter visto por aí a frase “o que você alimenta é o que cresce”, que geralmente estampa belas imagens e não traz o nome do autor. Contudo a máxima é verdadeira.

Quanto mais você cultiva o pensamento pessimista, mais ele fará parte do seu dia a dia. Como citamos acima, essas questões surgem na nossa mente, sem aviso prévio. Portanto, é preciso desviar rapidamente desse tipo de pensamento, focando em lembranças boas e que tragam certo conforto.

Pratique a meditação

A meditação é um exercício mental poderoso e você encontra vários vídeos disponíveis no YouTube que revelam as melhores técnicas para praticá-la.

Escolha um horário livre de interrupções e um canto agradável da sua casa, então, desligue o celular, dê o play no vídeo escolhido e respire corretamente.

Inserir essa prática na sua rotina contribui para uma vida saudável, tranquila e mais feliz.

Aprenda técnicas de respiração

Para muitos, respirar é um ato automático. Para os ansiosos, pode ser a salvação para os momentos de pico do problema.

Você já deve ter ouvido falar a famosa frase: “inspire e respire”. Aprender as técnicas de respiração é inspirar lentamente pelo nariz, sentir o ar descer por todo o corpo e soltá-lo sem pressa, pela boca.

O exercício melhora a oxigenação do cérebro, ajuda a manter a calma e relaxa os músculos, diminuindo a sensação de angustia, impaciência e desconforto.

Beba chá

Os chás funcionam como poderosos ansiolíticos. Cultive o hábito de tomar um chazinho de camomila, melissa, hortelã ou capim-cidreira antes de dormir.

Essas bebidas podem ser consumidas para aquecer os dias frios, ou combinadas com frutas e gelo nas noites de verão, e melhoram consideravelmente o sono ao produzir uma sensação de relaxamento.

Faça sessões de acupuntura e pratique yoga

Se tiver com uma graninha sobrando, aposte na acupuntura! A técnica milenar chinesa trabalha os pontos de impacto físicos e psicológicos da ansiedade. Mesmo que os instrumentos sejam agulhas, fique tranquilo: a terapia não dói nada.

A yoga também desempenha um papel muito importante nos tratamentos para as crises. Assim como a acupuntura, a arte milenar traz benefícios ao corpo e a mente e não deixa de ser uma prática de meditação.

Os exercícios ajudam, ainda, no autoconhecimento e na autoaceitação, além de auxiliar no controle e entendimento das técnicas respiração. O sono e a capacidade de concentração também são afetados positivamente pelas aulas, promovendo qualidade de vida e bem-estar.

Esteja focado no presente

Se a ansiedade é o excesso de preocupação com o futuro, que tal se manter focado no que está acontecendo no presente momento?

Alimentar situações do passado ou pensar constantemente no que está por vir não é saudável. O que passou deve servir apenas como experiência e o que virá são apenas objetivos.

Procure manter a concentração no agora: o que você está fazendo nesse exato momento, além de ler este artigo? Carinho no seu animalzinho de estimação? Esperando as amigas para sair? Curtindo a preguiça depois do almoço?

Faça de cada pequena ocasião um grande e prazeroso acontecimento. Aproveite as pequenas coisas da vida. Embora pareça clichê, funciona!

Saiba o que é a ansiedade

Conhecer, de fato, o que é a ansiedade e quais os gatilhos para que crises aconteçam é uma forma efetiva para tornar viável a prática da maioria das dicas presentes neste artigo.

Como dominar a ansiedade depende, acima de tudo, de como você lida com a sua vida. Durante a sua preparação, aprenda com os seus erros e encare cada dificuldade como um desafio. A vida não precisa ser pesada, ela pode ser leve. Seja feliz durante a sua trajetória!

Continue aprendendo técnicas para alcançar o seu objetivo e melhorar a qualidade dos seus estudos. Siga nosso perfil na rede social de sua escolha. Estamos no Facebook, Twitter, Intagram, LinkedIn e no Youtube.