Redação de concurso: afinal, como escrever melhor? Confira!

Uma das principais demandas de quem vai prestar um concurso público é escrever melhor, devido às exigências altas da redação. As ideias precisam ser claras, a gramática precisa estar impecável e esse conteúdo deve ser elucidativo e bem fluido. Porém, não é fácil conseguir preencher todas as necessidades.

É preciso se dedicar a alguns pontos específicos, que vão fazer o nível de sua escrita subir consideravelmente. Este post está pronto para atender às suas necessidades e vai  mostrar definitivamente como escrever melhor. Continue a leitura e confira! 

Escreva uma redação por semana

Em qualquer atividade ou profissão, a prática será sempre a principal ferramenta de evolução. Para escrever bem, você precisa escrever mais vezes, pois isso vai ajudá-lo a se ambientar com a atividade, além de deixar claro quais são os seus erros. Se você sabe o que está ruim, já tem grande motivação para melhorar.

Escreva sempre sobre assuntos recomendados pelos professores do seu curso preparatório, pois eles geralmente estão em alta e podem ser o tema da prova. Nesse caso, além de praticar a escrita, você já estará desenvolvendo ideias sobre assuntos importantes. Se um deles for utilizado pela prova, você já terá uma base para o conteúdo que precisará redigir.

É fundamental que essas revisões sejam sempre corrigidas por um professor, assim você terá uma noção de como anda o nível de sua escrita. Trabalhar em cima dos erros é a melhor forma de conseguir uma melhora significativa. Não se esqueça de que apesar de indicarmos uma redação por semana, se você puder fazer mais, é ainda melhor!

Evite repetir palavras

Um texto precisa ser fluido. Parte importante disso está relacionada às palavras escolhidas para contextualizar as suas ideias. A repetição de termos pode fazer o conteúdo ficar travado e mal escrito, o que vai pesar negativamente na correção de sua redação pela banca avaliadora do concurso.

Em alguns momentos vai ser difícil evitar essa repetição, sendo necessário um vocabulário vasto para ter sinônimos suficientes para evitar esse problema. Algumas palavras são fundamentais e, naturalmente, vão aparecer várias vezes no texto. O ideal é evitar repetições em sentenças próximas, pois isso prejudica a leitura.

Tanto a prática de redigir redações quanto a leitura constante serão de grande ajuda para que você tenha mais recursos para saber como construir um texto sem repetir palavras. Essa é uma das dicas mais importantes sobre como escrever melhor!

Estude a gramática

Tão importante quanto escrever um texto bem fluido é escrever bem. Os erros de gramática podem arruinar um bom conteúdo, deixando claro que o candidato não domina a língua portuguesa e suas regras como deveria. Em um concurso público importante não há espaço para falhas desse tipo. Então, você precisa estar em alto nível.

A gramática é uma parte importante do português, sendo praticada e estudada desde o início da alfabetização. Entretanto, os vícios de linguagem, a aprendizagem de novos termos e a prática da escrita tendem a causar muitas dúvidas, que devem ser sanadas com eficiência antes de um concurso.

Os cursos preparatórios dão grande foco nessa parte, preparando os alunos para a redação, abordando os erros mais comuns e estudando detalhadamente as regras gramaticais mais importantes. É fundamental dar muita atenção a essa parte, pois mesmo que uma redação tenha boas ideias e esteja organizada adequadamente, a incidência de erros gramaticais pode pôr tudo isso a perder.

Leia sobre temas variados

Não há como pensar em escrever melhor sem considerar a leitura. Esse hábito é um dos mais importantes e quando se trata de conteúdo para a produção de redação, ela é imprescindível. As leituras devem ser das mais variadas, desde temas de interesse até notícias gerais. Priorize os textos com linguagens mais formais, que vão ajudar a construir seu vocabulário.

O alto nível das redações vai exigir que você tenha domínio sobre palavras e expressões, sabendo construir ideias objetivas e claras, dando vida a um texto de alto nível. Ler vai permitir que você esteja em contato com diversas formas de contextualizar conceitos e argumentos, desenvolvendo também a sua capacidade de realizar esse exercício na prova de concurso.

Esteja sempre com um livro em sua cabeceira, pois isso pode garantir a leitura ao menos uma vez ao dia. Experimente estilos de leitura variados, como notícias, poesias, artigos e qualquer outro gênero. Quanto mais rica sua base de dados, melhor!

Evite clichês

É muito comum ler textos que contenham jargões populares e clichês, especialmente em conteúdos não tão formais. As redações de concursos exigem a prática da norma culta, em um estilo de texto formal e objetivo. Referências ajudam um conteúdo a ficar rico, mas esses tipos de expressões e frases prontas podem dar um efeito contrário.

É importante lembrar que em uma redação o foco é em construir um texto com ideias bem claras sobre um assunto específico. Seus argumentos não podem passar por esse tipo de recurso, pois podem configurar à banca o uso de informalidade, além de soar como uma tentativa de enrolar para ganhar volume.

Abandone a escrita da internet

A falta de tempo, a informalidade, o desconhecimento da gramática e também a preguiça são elementos que foram fundamentais na construção da linguagem da internet. Muitas abreviações, gírias, expressões pouco recomendadas e ausência de pontuação são algumas dessas marcas que podem acabar virando vícios de escrita, tornando um recurso em um hábito perigoso.

Ninguém realmente pretende usar essa linguagem em uma redação de concurso público, mas reflita: como escrever melhor sem se livrar da possibilidade de erros? Você deve abandonar completamente a linguagem da internet no dia a dia, até mesmo na própria internet. Quanto mais você prezar pela norma culta, mais sua mente vai entender que aquela é a escrita correta. Isso vai evitar enganos no dia da prova, além de ajudar na prática da linguagem adequada.

As suas dúvidas sobre como escrever melhor vão cair por terra após essas dicas! Siga cada uma com muita dedicação e esforço, pois elas certamente vão deixá-lo em um nível alto, adequado para a aprovação em um concurso público.

Agora que você já sabe mais sobre esse assunto, siga nosso perfil nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos! Estamos no FacebookYouTubeTwitterInstagram e LinkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.