A importância da redação para o ENEM

Como está a sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Elaborar uma boa redação para o ENEM não é fácil, porque exige dedicação, compreensão do assunto a ser abordado e muito treino, principalmente. Para alcançar uma boa nota na redação para o ENEM é fundamental não fugir do assunto, não fazer uso de palavras ou inserções desconectadas do texto; dominar a ortografia, gramática e pontuação e saber selecionar as informações.

Prova de redação para o ENEM: domine os assuntos!

A prova de redação para o ENEM vale 1.000 pontos, e o texto é avaliado por meio de cinco competências em que o estudante pode receber uma nota que vale de 0 a 200. De acordo com a matriz de referência para a redação do ENEM, o texto é avaliado por meio das seguintes competências:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 :Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

 Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Desta forma, é fundamental que o estudante saiba escrever em linguagem clara e objetiva, domine as regras gramaticais, organize e priorize os fatos, conheça e faça o uso adequado dos elementos de coesão.

A importância de saber escrever um texto dissertativo!

O texto dissertativo é a principal modalidade cobrada nas provas de redação para o ENEM e também pelas principais Universidades. Mas, você sabe o que significa dissertar? Significar escrever sobre um assunto por meio de uma estrutura organizada e com desenvolvimento de raciocínio. Além disso, nesse tipo de texto você pode discutir sobre um assunto, defender um ponto de vista ou argumentar por meio de explicitações, justificativas ou fundamentações.

Porém, é fundamental que você não manifeste a sua opinião de forma direta na sua redação, ou seja, não faça o uso da primeira pessoa do singular. Por isso, nada de usar expressões como “ eu acho que”, ” na minha opinião”, entre outras.

Tirar uma boa nota na redação para o ENEM é fundamental para a participação em vários processos seletivos. O estudante que tira 0, por exemplo, não consegue participar do Sisu, Prouni ou também do FIES. A nota também é critério de desempate para conseguir bolsas de estudo em faculdades particulares e em instituições públicas.

Dicas de preparação para a redação do ENEM

Para treinar os seus conhecimentos teóricos e práticos, a professora Flávia Rita preparou um curso de redação exclusivo para o ENEM, o Oficina de Redação, em que você pode escolher estudar na modalidade on-line ou presencial.

O curso está previsto para começar no dia 28 de agosto e vai até 30 de outubro, e será ministrado toda segunda-feira, das 18h às 21h30. Como as vagas são limitadas, você pode garantir a sua clicando aqui. Prefere estudar pela modalidade on-line? Não perca tempo e clique aqui.

O curso é completo para a redação do ENEM: tem teoria e prática para você treinar os seus conhecimentos. Além disso, também conta com a correção de 10 redações.

Caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato com os nossos consultores por meio do televendas ou pelo chat do site: www.flaviarita.com

  • Ivana Mol: 31 9717 -27686
  • Solange: 31 975 206597
  • Matheus:  31 97527182
  • Izabella:  31 99 8861342

Como você está se preparando para a redação do ENEM? Conte a para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.