Fim de semana: estudar ou se divertir?

Como você programa o seu fim de semana? Aproveita para revisar, estudar ou vai para a balada? Durante a semana, a preocupação é com trabalho, faculdade, cobrança do chefe, ou seja, a correria diária que faz parte da nossa rotina, ao contrário do fim de semana, que é o tempo livre para descansar, relaxar e renovar as energias. Nesse tempo livre, você se diverte ou estuda? Para alcançar o sucesso, é essencial ter equilíbrio.

Fim de semana: seja equilibrado!

Para ter sucesso na sua prova, é fundamental que você tenha equilíbrio. Por isso, reserve um tempo para estudar e se dedicar aos amigos. Seja uma pessoa disciplinada e organizada em todas as áreas da sua vida, principalmente, em relação ao seu estudo.

Comece a sua preparação antes de o edital sair, para ganhar tempo e conhecimento. Não adianta estudar de forma desesperada ou com muita ansiedade. Procure fazer um cronograma equilibrado com os conteúdos programáticos do cargo que almeja. Por exemplo, se o edital não estiver publicado, você pode estudar duas a três horas no sábado, sair à noite com os seus amigos e deixar o domingo livre. Mas, se você já souber o dia da prova, estude de 3 a 4 horas no sábado, 2 no domingo e reserve um tempo para você relaxar no fim de semana.

Aproveite o tempo livre do fim de semana

Sabe aquela matéria chata, que você não tem muita afinidade? Deixe para estudá-la no fim de semana, porque você terá mais tempo. Aproveite para fazer uma revisão ampla do conteúdo que você leu durante a semana ou uma leitura de lei seca, para manter o que você sabe na memória. Não é à toa que o estudo deve ser equilibrado com diversão. A sua mente precisa descansar e se “desligar”, para recuperar as energias.

Não adianta ficar trancado no quarto e estudar 12 horas, porque, além de cansar, você não vai aprender nada e não será produtivo. É melhor estudar duas horas de forma concentrada do que três horas dispersas, por exemplo.

Lembre-se de que mesmo se estiver sem grana para sair de casa, podem ter várias programações gratuitas ou com preços mais acessíveis na sua cidade. Que tal uma caminhada na praça? Um passeio de bike? Ou um programa cultural? Pesquise e separe um tempo livre para se divertir!

Como lidar com a preguiça do fim de semana?

Tudo é prioridade, certo? Estudar para concurso público é uma fase, que pode ser rápida ou não, só depende de você. Por isso, que tal vencer e superar a sua preguiça de estudar fim de semana? A posse deve ser a sua prioridade de vida. Logo, seja um concurseiro organizado: separe um tempo para se divertir e estudar. Você não precisa abrir mão de sua vida social, mas tudo deve ter um equilíbrio. O segredo é: use o tempo a seu favor para conquistar a sua disciplina. Lembre-se de que ele é um recurso valioso e que não pode ser desperdiçado.

Como você aproveita o seu fim de semana? Faz uma revisão? Descansa? Conte para a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.