Como estudar, se você não tem afinidade com o conteúdo?

dicas de estudo

Saiu o edital de um concurso e você desistiu porque tem uma ou duas matérias de que não gosta. Já passou, por isso? Você ama estudar constitucional, mas odeia direito administrativo. Tem muita facilidade com português, mas foge de matemática. Não é fácil gastar tempo e energia com uma disciplina que você não gosta, mas já parou para pensar sobre o prejuízo, que isso pode te trazer? A sua mente, geralmente, foca nos conteúdos de que você mais gosta e pode arrumar várias desculpas para procrastinar as que não gosta.

Como seria se você pudesse estudar com vontade os conteúdos de que não gosta? Como seria, se você pudesse aprender  a dominar as disciplinas de uma vez? Isso é possível e vamos te mostrar. Vamos, lá?

O edital não vai mudar a disciplina!

Não importa se você não gosta de matemática ou português, o edital não vai mudar a disciplina porque você não tem afinidade. Se você pensa em desistir de um concurso, porque tem um conteúdo que odeia, você perderá uma grande oportunidade. Já imaginou se consegue dominar a disciplina e conquistar a sua aprovação?
É fundamental que você avalie porque não gosta da disciplina. Qual a sua maior dificuldade? Por exemplo, muitos alunos têm dificuldade em matemática porque não entendem os conceitos iniciais. Já pensou em mudar de material ou professor? Que tal estudar em grupo? Avalie a dificuldade que você tem para saná-la.

Tenha vontade em aprender e a dominar a disciplina!

Como seria a sua vida se já tivesse sido aprovada no concurso que almeja? O que você ganharia com isso? Faça uma lista com todos os itens. Vamos fazer o contrário? O que perde deixando de estudar a disciplina de que não gosta? Anote também! Desta forma, antes de estudar o conteúdo, leia a lista.
Estude com força de vontade para aprender de forma verdadeira e queira dominar o conteúdo. Lembre-se de que muitas vezes o medo é criado pela nossa própria mente. Coragem e avante!

Você é o seu maior aliado!

Não duvide da sua capacidade. É sério! As palavras têm poder e podem influenciar de forma negativa ou positiva nas suas atitudes. Por exemplo, se você acha que não vai conseguir dominar a disciplina de matemática, não vai. Logo, substitua estes tipos de pensamentos por “eu vou conseguir”, “ eu vou dominar” e canalize as suas forças para isso. Não perca tempo e energia com pensamentos desnecessários.

Conecte-se com a disciplina

Conecte-se com a sua vaga. Conecte-se com o que você quer. A sua força de vontade deve ser superior ao seu medo, para que você possa querer aprender de verdade. Busque estudar por formas diferentes, ou seja, use a sua criatividade e imaginação para aprender uma disciplina que não gosta. Lembre-se de que um sentimento negativo não surge à toa, por isso, tente descobrir a sua origem. E quando ele aparecer, não tente lutar ou fingir que não está na sua mente: encare-o e dê as boas-vindas. Apenas, isso!

Envolva-se com a disciplina!

Envolva com as coisas que você quer e priorize a sua aprovação. Se você tiver dedicação, pode aprender qualquer disciplina e ela pode ser o seu diferencial para conquistar a sua classificação no concurso que tanto sonha. Desta forma, treine e nunca duvide da sua capacidade. Foque no seu caminho e na sua história!

Qual disciplina você não gosta, mas vai dominar? Conte para a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.