Quer despertar a sua autoconfiança? Confira 5 dicas incríveis

Você decidiu estudar para concurso, separou material, apostila, investiu em livros e gastou seu tempo se dedicando. Assistiu às aulas, frequentou cursinho, perdeu a balada do fim de semana e, apesar de tudo, não teve o resultado satisfatório na prova. Já passou por isso? Além de ter domínio do conteúdo, é essencial você acreditar no seu potencial e ter autoconfiança. É fundamental saber gerenciar as suas emoções e controlar a ansiedade, para evitar o famoso “branco” ou marcar uma alternativa errada no gabarito.

Como está a sua autoconfiança? Sente que pode conquistar a sua vaga? Que chegou a hora de colher tudo o que plantou? Se você quer despertar o seu potencial e desenvolver a sua autoconfiança não pode perder as próximas dicas. Vamos lá?

Enfrente a prova!

Não adianta ir para a prova com medo e achar que não vai conseguir. Se você condicionar a sua mente com pensamentos e afirmações negativas, o seu resultado também será negativo e a sua autoconfiança estará abalada. Encare a prova como um feedback do seu estudo: no fim você saberá em qual conteúdo está bom e qual precisa de um reforço. Mesmo que você não tenha estudado o suficiente, dê o seu melhor. Não fique preso a sentimentos negativos. Encare o momento!

Cada concurso é único!

Cada prova é diferente da outra. Não foque nos seus fracassos, mas na aprendizagem. O que aprendeu com a última prova? Aos poucos você vai adquirindo autoconfiança para fazer qualquer prova, e lembre-se de aprender com cada concurso que fizer. Não fique lamentando o passado, mas concentre-se no que pode fazer para melhorar o hoje.
A falta de autoconfiança está ligada a ansiedade, nervosismo e sentimento de fracasso. Faça uma lista das coisas que já conquistou na sua vida, vibre cada dia que conseguir cumprir a sua meta de estudo e tenha o hábito de comemorar cada coisa boa. A sua autoconfiança estará fortalecida!

Faça as coisas do seu jeito para desenvolver a autoconfiança!

Cada um tem o seu próprio método de estudo, por isso faça as coisas do seu jeito. Não fique se comparando com outras pessoas, pois cada um tem sua história. Desta forma, para desenvolver a sua autoconfiança, não negligencie a si mesmo, respeite a sua vontade e as suas escolhas. Você merece a sua aprovação. Mantenha isso na sua mente, sempre!

Autoconfiança: é situacional!

Existem vários níveis de autoconfiança e podem variar de acordo com a situação. Lembre-se de que nada é absoluto, ou seja, as coisas são relativas. Por isso, permita-se ter dúvidas e questionamentos, e sempre há um novo ensinamento para aprender ou compartilhar. Não ache sempre que você sabe de tudo, mesmo que tenha domínio do conteúdo.

Valorize as suas ações!

A autoconfiança alimenta a sua autoestima e faz você descobrir o seu verdadeiro potencial. É o segredo para você direcionar a sua energia no que você sabe que precisa ser feito, mas, muitas vezes, perde tempo com desculpas criadas pela sua mente. Valorize cada ação feita no seu dia. Isso vai reforçar a sua autoestima. Mantenha a mente no seu sonho e tente focar no processo, não no resultado final.

Você confia no seu potencial? Acredita na sua capacidade? Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.