Dicas para aproveitar ao máximo o edital

Dicas para edital

O edital é uma poderosa ferramenta que o candidato tem para usar. Se você não lê o edital, corre o risco de deixar passar muita informação importante e errar por ignorância. Procure aproveitar ao máximo o edital, usando-o para esclarecer todos os pontos e tirar suas dúvidas. Leia-o com cuidado e, aos pouco, sem pressa, nem precipitação. Lembre que você sempre o terá ao seu alcance.

Veja algumas dicas para fazer bom uso do edital de um concurso!

Confira os prazos

O edital fornece os prazos para inscrição, realização da prova, publicação dos gabaritos e resultados, chamada para a segunda fase (quando há uma segunda fase) e assim por diante. Respeitar esses prazos é fundamental, pois se não fizer isso, você perderá a data para inscrição ou para a realização das provas.

Há, inclusive, um horário de entrada no local, de início e término das provas. Sempre existe muito rigor quanto a esses horários e são muitos os candidatos que perderam oportunidades por chegarem poucos minutos depois de o portão ser fechado.

Atente para os assuntos

Outro modo de aproveitar ao máximo o edital é baseando-se nele para estudar somente os assuntos que serão cobrados na prova. Como o prazo entre a publicação do edital e a realização das provas é, em média, de 60 dias, você deve otimizar o tempo que te resta para aprender o conteúdo.

O edital fornece o roteiro para você não perder tempo com muitos assuntos, estudando o que não é necessário e deixando de lado aquilo que realmente é importante. Atenha-se ao que diz o edital, pois ele é a fonte mais confiável sobre as disciplinas e assuntos que devem ser estudados. As provas, em geral, se dividem em conhecimentos gerais e específicos, sendo que esses últimos representam a maior porcentagem das questões e têm o maior peso.

Lembre que, de qualquer modo, você já deve vir se preparando para os concursos, baseando-se em editais passados.

Conheça melhor a banca

A banca examinadora elabora o edital, define a pontuação, prepara as provas. Para o candidato, é fundamental estar familiarizado com ela, conhecer a metodologia que usa e o nível de dificuldades que suas provas apresentam.

A partir daí, poderá também baixar provas de concursos anteriores organizados pela mesma banca e responder as questões, o que já vai facilitar sua experiência na data marcada.

Caso ache necessário, poderá até entrar em contato com a banca para tirar dúvidas se achar conveniente.

Confira a quantidade de vagas disponíveis

Outra forma de usar o edital a seu favor é conferindo a quantidade de vagas para seu cargo. Dependendo de onde esteja desejando atuar, será possível fazer uma autoavaliação para confirmar se vale ou não a pena arriscar-se nesse concurso ou esperar por outro.

Seja como for, para participar de concursos, é preciso pagar a taxa de inscrição, que nem sempre é barata. De que adianta inscrever-se em um concurso que apresenta somente 1 vaga para determinado cargo e você não está devidamente preparado?

É necessário ser realista. Conferindo editais de diferentes concursos, você poderá escolher fazer um concurso que esteja mais ao seu alcance, com maior número de vagas disponíveis.

Já sabe usar o edital de forma eficiente? Já aproveita essa ferramenta a seu favor? Que pontos do edital você considera os mais fundamentais para o sucesso de um candidato? Deixe seu comentário e aproveite para assinar nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.