Ansiedade X Concurso Público: como lidar?

A ansiedade já atrapalhou o seu estudo? Você começa a ler um livro e, ao mesmo tempo, está pensando que é muito conteúdo e não dará conta? Durante o estudo começa a atacar a geladeira, pensar em todas as atividades que precisa fazer e não consegue se concentar? Perde tempo "viajando" e imaginando tudo o que pode acontecer? Além de não conseguir controlar os seus pensamentos, imagina o pior cenário do mundo: eu vou ficar estudando para sempre, nunca vou passar, todo mundo vai entrar, menos eu.. Se identificou? 

A ansiedade pode ser o seu pior vilão nos estudos, por isso, é fundamental saber gerenciar os seus pensamentos e também as suas emoções. Geralmente, a pessoa ansiosa tende a ter preocupação exagerada, sensação de que algo ruim pode acontecer, medo extremo de alguma situação,além de falta de controle sobre pensamento, imagem ou atitude. 

Neste sentido, é normal sentir um frio na barriga antes da prova, ansiedade para que o edital seja publicado, assim, o sentimento faz parte da natureza humana, porém, quando exagerado pode provocar uma forte crise nervosa, que pode gerar o famoso branco na hora da prova. Desta forma, o estudante pode achar que nunca viu o conteúdo, esquecer detalhes e prazos ou marcar gabarito errado. Já passou, por isso?

Como controlar a ansiedade?

  • Já pensou em começar meditação? Experimente! A técnica auxilia a relaxar a mente, a equilibrar os sentimentos e a focar a sua mente no tempo "presente", além de estimular a concentração. 
  • Que tal fazer uma caminhada ou corrida? A atividade física melhora o raciocínio, ajuda a manter a calma e a manutenção da sua saúde. 
  • Troque as suas preocupações por ações: comece a estudar! Não permita que os pensamentos te controlem, pelo contrário, você é o protagonista da sua história. 
  • Mantenha uma alimentação saudável. Cuide da sua saúde!
  • Mesmo estudando, mantenha uma rotina social: saia com os seus amigos e familiares. 
  • Se precisar, não tenha medo de pedir ajuda. Procure um terapeuta! 

Desta forma, faça a sua parte: cumpra o seu planejamento e dê o seu melhor nos estudos, para colher os resultados. Lembre-se de que a sua vaga está te esperando. Muito sucesso e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.