Qual o seu perfil de concurseiro?

Você já parou para pensar qual o seu perfil de concurseiro? Com qual será que você se identifica? É muito organizado e disciplinado? Ou é ansioso, nervoso e desesperado? Existem vários tipos de estudantes, e é fundamental que você descubra em qual se encaixa. Vamos lá?

O alucinado!

O edital foi publicado e o concurseiro já fica desesperado até o dia da prova, e depois, também. O objetivo dele é passar em um concurso público, mas ele não sabe o que quer de verdade e se inscreve em todos, e, assim, perde o foco. Faz prova do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Tribunal Regional do Trabalho e todos que aparecem pelo caminho.

Apesar de ser bem informado, ter estudado várias matérias e conhecer o “mundo” dos concursos públicos, a falta de foco atrasa a sua aprovação. Se você tem este perfil, direcione os seus estudos para uma área de concurso que tenham matérias comuns.

 

alarm-clock-155187_960_720

O que conta com a sorte!

Este concurseiro vai fazer a prova confiante e acreditando que conseguirá passar sem estudar. Ele não investiu em material, não fez resumos ou questões, ou seja, não treinou para fazer a prova e está contando com a sorte.

Lembre-se de que para conquistar a sua classificação é imprescindível estudar e investir em bons materiais, cursos e livros. Ou seja: é necessário pagar o preço para ser aprovado. Você está disposto a isso? Então, siga em frente!

sorte

 

O morador da sala de estudo

O estudante passa o dia na biblioteca ou sala de estudo do cursinho, será? Ele também pode passar a maior parte do tempo na lanchonete ou tomando café com os outros concurseiros. Geralmente, ele carrega consigo um mundo de livros e um computador.

Você tem o hábito de sair para estudar? Então foque no seu objetivo e estabeleça metas. Por exemplo, cronometre o tempo de estudo, de exercício e acompanhe a sua evolução. Desta forma, você aprende a usar o tempo a seu favor.

coruja

O procrastinador

Ele arruma tempo para tudo, menos para estudar. Gasta energia com balada, distrações, mas não faz exercício e, mesmo assim, acredita que vai passar. Se ele trabalha, por exemplo, sempre fala que está cansado, e se for fim de semana? Só quer saber de festa e muita diversão.

Quer passar? Assuma o compromisso com a sua aprovação. Faça um planejamento, estipule metas e, principalmente, cumpra-as. Por exemplo, trabalho não é desculpa para não estudar. Organize a sua rotina, monte um quadro de horário e estude. Faça o que tem que fazer e dê o seu melhor!

stack-of-books-1001655_960_720

 

O comilão!

A geladeira é a sua melhor amiga! É só começar a estudar, para ter vontade de comer, principalmente, chocolate. Desta forma, gasta mais tempo na cozinha do que no local de estudo.

A alimentação influencia no seu rendimento e produtividade, por isso, alie a sua rotina com comidas leves e saudáveis que incluam cereais e frutas, por exemplo. E não se esqueça de reservar um tempo para fazer atividade física, também.

coffee-1973549_960_720

 

Que tipo de concurseiro você é? Lembre-se de identificar as suas falhas e saná-las. A principal mudança está em si mesmo e na sua força de vontade para superar os seus obstáculos. Continue firme na realização do seu sonho e muito sucesso! 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.